Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-06-2013

Obama ressalta responsabilidade de jovens sul-africanos
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse aos jovens sul-africanos que foram v�-lo no campus de uma universidade em Soweto, que o futuro do continente est� em suas m�os e pediu a eles que usem Nelson Mandela como modelo para lideran�a pol�tica.
Obama ressalta responsabilidade de jovens sul-africanos
Foto: AFP

Obama foi bem recebido ao anunciar um acordo que inicialmente vai levar anualmente 500 jovens l�deres africanos para os Estados Unidos, onde receber�o treinamento acad�mico e de lideran�a.

Enquanto Obama falava na universidade, localizada na cidade de Soweto, ber�o da oposi��o ao apartheid, a pol�cia usava bombas de efeito moral para dispersar centenas de pessoas que protestavam contra as pol�ticas norte-americanas contra o terrorismo, nas proximidades do local.

A �frica do Sul � o segundo pa�s visitado por Obama em sua viagem pelo continente. Ele falou numa universidade de Johanesburgo que n�o fica muito distante das casas simples de Soweto, onde Mandela passou v�rios anos de sua vida.

"O futuro do continente est� em suas m�os", afirmou Obama. Ele pediu aos jovens de Soweto e �queles que assistiam ao evento no Qu�nia, Nig�ria e Uganda, que se inspirem na recusa de Mandela em ser intimidado pelos 27 anos de pris�o. "Pensem a respeito de 27 anos na pris�o. Pensem sobre os sofrimentos e lutas e em estar longe de sua fam�lia e amigos."

"Houve momentos sombrios que testaram sua f� na humanidade, mas ele se negou a desistir", declarou Obama. "Na vida de voc�s, haver� momentos em que sua f� ser� testada."

Obama foi aplaudido com grande entusiasmo pela multid�o em Soweto, que cantou m�sicas de protesto sul-africanas antes de ele chegar e gritaram o slogan de campanha do presidente, "Sim, n�s podemos", quando ele chegou ao palco.

Mas um grupo de manifestantes ateou fogo a bandeiras norte-americanas e fotografias de Obama e pelo menos tr�s explos�es de bombas de efeito moral foram ouvidas, enquanto a pol�cia tentava afastar da universidade os integrantes do protesto.

"A mensagem � clara. Queremos que ele honre as promessas que fez quando se tornou presidente, dentre elas o fechamento de Guant�namo", disse Firoz Osman, de 30 anos, um dos manifestantes. Fonte: Dow Jones Newswires

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir