Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 29-06-2013

Ministério da Saúde incorpora a vacina contra HPV no calendário
O Ministério da Saúde vai incorporar a vacina contra HPV no calendário nacional. Dessa forma, o imunizante, hoje só disponível em clínicas particulares, passará a ser encontrado no Sistema Único de Saúde (SUS).
Ministério da Saúde incorpora a vacina contra HPV no calendário
Foto: midianews.com.br

A medida já vem sendo estudada há mais de um ano e deve ser anunciada na segunda-feira (1°) a produção ficaria a cargo de uma Parceria Público-Privada.

O anúncio do lançamento estava previsto para ser feito na reunião mais recente do grupo interministerial que traça estratégias para ampliação da política industrial, mas foi adiada. A vacina é usada para reduzir o risco de casos de câncer de colo de útero.

A infecção pelo HPV é comum e, na maioria dos casos, regride espontaneamente. No entanto, em um pequeno número de casos a infecção se mantém, aumentando o risco do surgimento de lesões. Quando não tratadas, elas podem levar ao câncer de colo de útero, de vagina e boca, por exemplo.

Treze tipos de HPV trazem maior risco de provocar lesões. São considerados de alto risco para câncer os de número 16 e 18. Estatísticas mostram que eles estão presentes em 70% dos casos de câncer de colo de útero. Já os HPV 6 e 11, encontrados em 90% dos condilomas genitais e papilomas laríngeos, são não oncogênicos.

Fonte: www.clicfolha.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir