Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-06-2013

Presidente do Equador conversa com vice dos EUA sobre o caso Snowden
Snowden est� na �rea de tr�nsito de um aeroporto em Moscou, na R�ssia, � espera de uma resposta do governo equatoriano sobre um pedido de asilo.
Presidente do Equador conversa com vice dos EUA sobre o caso Snowden
Foto: noticias.terra.com.br

O presidente do Equador, Rafael Correa, revelou neste s�bado que conversou com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que pediu a ele que rejeite o pedido de asilo do foragido americano Edward Snowden.

"Falamos do tema Snowden e ele me transmitiu o pedido muito cort�s dos Estados Unidos de, por favor, rejeitar o pedido de asilo", afirmou Correa em seu relat�rio de trabalho semanal, assinalando que a conversa por telefone ocorreu na manh� de sexta-feira.

"Eu disse a ele: vice-presidente, grato por sua liga��o, apreciamos muito os Estados Unidos, n�o buscamos esta situa��o. N�o nos tome como se f�ssemos antiamericanos, que � o que tenta posicionar certa imprensa de m� f�", acrescentou o presidente de esquerda.

Correa indicou ter explicado a Biden que o Equador ainda n�o pode processar o pedido do ex-funcion�rio da Ag�ncia de Seguran�a Nacional (NSA) dos Estados Unidos porque ele ainda n�o se encontra em solo equatoriano.

"Quando chegar a solo equatoriano, se � que vai chegar, e se tiver de tramitar esse pedido, claro que os primeiros a terem sua opini�o indagada ser�o os Estados Unidos", afirmou.

Correa assinalou ainda que seguir� o mesmo procedimento feito no caso do fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, a quem Quito concedeu asilo em agosto de 2012. Assange se encontra h� um ano na embaixada equatoriana em Londres.

"Como fizemos no caso de Assange, com a Inglaterra, vamos ouvir a todos, mas a decis�o ser� tomada por n�s, soberanamente. Mas, claro que, por carinho e respeito aos Estados Unidos, vamos levar em conta o que este pa�s tem a dizer", enfatizou.

Por outro lado, Correa destacou que Snowden revelou o maior caso de espionagem da hist�ria, por isso acha que os Estados Unidos devem uma explica��o, e tamb�m criticou o fato de que o centro da pol�mica n�o seja esta quest�o e sim sua decis�o de estudar o pedido de asilo do fugitivo americano.

"O que realmente � grave � o que Snowden denunciou, a maior espionagem em massa da hist�ria da humanidade, dentro e fora dos Estados Unidos", afirmou o presidente em seu relat�rio.

"Os pa�ses soberanos, os que, na verdade, est�o comprometidos com os direitos humanos, entre eles o direito � intimidade das pessoas, temos que al�ar nossa voz de protesto e pedir explica��es", acrescentou.

Correa questionou que, apesar disso, para alguns meios de comunica��o isso n�o � t�o grave e o importante � capturar Snowden e destruir midiaticamente o governo ou pa�s que decidir atender ao pedido de asilo a ele.

"� terr�vel ver como est�o alterando os valores e o poder dessa arma letal que se chama poder midi�tico corrompido. Nem todo meio de comunica��o � corrupto, mas... caramba... os meios de comunica��o do imperialismo, sim, s�o corruptos, principalmente quando se trata de defender o sistema", assinalou.

Snowden, que se encontra desde domingo passado na zona de tr�nsito do aeroporto internacional de Moscou, pediu asilo pol�tico ao governo equatoriano, que se diz disposto a conced�-lo assim que o ex-analista de inform�tica se encontrar em territ�rio equatoriano.

O ex-funcion�rio de uma empresa que prestava servi�os para a Ag�ncia de Seguran�a Nacional (NSA) dos Estados Unidos � acusado de espionagem em seu pa�s por ter revelado programas secretos de vigil�ncia das comunica��es do governo de Barack Obama.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir