Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-07-2013

Europa adverte EUA sobre risco de quebra da confiança por espionagem
A União Europeia advertiu os EUA sobre o risco de uma "quebra da confiança, após as revelações de um programa de espionagem contra objetivos europeus, e destacou que, caso a informação seja confirmada, haverá consequências políticas".
Europa adverte EUA sobre risco de quebra da confiança por espionagem
Foto: ne10.uol.com.br

"Se for confirmado que os americanos espiaram os seus aliados, teremos consequências políticas. Isto supera de longe as necessidades da segurança nacional. É uma quebra de confiança", disse à AFP uma fonte europeia.

Ao mesmo tempo, o porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, pediu aos Estados Unidos que "restabeleçam" a confiança junto dos aliados.

"A Europa e os Estados Unidos são sócios, amigos, aliados. A confiança tem que ser a base da nossa cooperação e deve ser restabelecida neste campo. Isto já é a Guerra Fria", disse o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert.

As declarações foram feitas um dia depois da exigência da UE e dos governos europeus por explicações dos Estados Unidos face à acusação de que Washington espiou gabinetes da União Europeia.

A acusação foi feita pela revista alemã Der Spiegel com base em documentos revelados por Edward Snowden, ex-consultor de uma empresa que prestava serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA).

Fonte: diariodigital.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir