Categoria Economia  Noticia Atualizada em 01-07-2013

Desemprego atinge novo máximo na zona do euro
O desemprego voltou a subir em maio nos países da zona do euro e alcançou o novo recorde histórico de 12,1%, segundo dados publicados nesta segunda pelo Eurostat, enquanto os líderes comunitários preparam uma cúpula em Berlim para tentar combater o proble
Desemprego atinge novo máximo na zona do euro
Foto: diariodigital.sapo.pt

O desemprego aumentou um décimo na zona do euro em relação a abril, enquanto no conjunto da União Europeia (UE) permaneceu estável no índice recorde de 10,9%.

A nova alta do desemprego na zona do euro ocorre após o indicador ficar estável entre fevereiro e abril.

Entre os menores de 25 anos, o desemprego diminuiu em maio um décimo na zona do euro e dois décimos no conjunto da UE em relação ao mês anterior, até 23,8% e 23%, respectivamente.

No entanto, em comparação com maio de 2012 o desemprego juvenil aumentou oito décimos nos países da moeda única e dois décimos em toda a UE.

Estes números voltam a evidenciar a grave situação do emprego na Europa, especialmente entre os jovens, o que será o tema de uma nova reunião de líderes da UE convocada para esta quarta-feira em Berlim pela chanceler alemã, Angela Merkel.

Os dados do Eurostat apontam ainda que em maio havia 26,4 milhões de desempregados nos 27 membros da UE, dos quais 5,5 milhões eram menores de 25 anos, enquanto na zona do euro o número de pessoas sem trabalho era de 19,22 milhões (3,53 milhões de jovens).

Na Espanha, da mesma forma que na zona do euro, o desemprego aumentou um décimo em maio e chegou a 26,9%, número mais alto na UE, enquanto na Grécia o indicador é de 26,8% (segundo dados de março).

Entre os Estados-membros com dados disponíveis, as taxas mais baixas foram registradas na Áustria (4,7%), Alemanha (5,3%) e Luxemburgo (5,7%). EFE

Fonte: br.noticias.yahoo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir