Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-07-2013

Dilma faz reunião ministerial nesta tarde na Granja do Torto
Todos os 39 ministros foram convocados, de acordo com o Planalto. No domingo, Dilma já havia se encontrado com alguns ministros.
Dilma faz reunião ministerial nesta tarde na Granja do Torto
Foto: novohamburgo.org

A presidente Dilma Rousseff convocou para a tarde desta segunda-feira (1º) uma reunião ministerial na Granja do Torto, em Brasília. Reportagem do "Bom Dia Brasil" mostra que as reivindicações dos protestos estão mobilizando o governo (assista ao lado). O horário da reunião, de acordo com o Palácio do Planalto, será às 16h. Todos os 39 ministros foram convocados.

No domingo, a presidente já havia se encontrado com alguns ministros para preparar a reunião desta segunda. De acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernarndo, um dos que estiveram com Dilma no domingo, a reunião desta tarde vai servir para "colocar todos os ministros a par das resoluções do governo, os encaminhamentos, e também fazer recomendações de como se conduzir. Não deixar os projetos pararem".

"[A reunião] é para todos saberem de que forma estão sendo encaminhadas as reivindicações. E também garantir que não haja paralisia ou retrocesso nos programas sociais que nos estamos tocando", afirmou Paulo Bernado.

Outro tema que deve estar na pauta da reunião de Dilma com os ministros é a proposta do governo de convocar um plebiscito para que a população opine sobre uma reforma política. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não deu resposta à consulta informal feita pela presidente sobre o tempo necessário para a realização do plebiscito.

A mensagem do Palácio do Planalto pedindo a convocação da consulta popular está prevista para ser enviada ao Congresso até terça-feira, e não deve mais incluir perguntas, e sim apenas sugestões de temas. No Congresso, não há consenso sobre a viabilidade nem o formato do plebiscito

Diante das dificuldades, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou que vai criar nesta semana uma comissão de deputados para formular, em noventa dias, uma proposta de reforma política.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir