Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-07-2013

UE: países membros têm autonomia para fechar espaço aéreo
Os países membros da UE têm o direito de recusar o acesso a seu espaço aéreo, mas não ficou claro por que França e Portugal cancelaram abruptamente a permissão aérea para o avião que transportava o presidente boliviano, Evo Morales
UE: países membros têm autonomia para fechar espaço aéreo
Foto: www.jn.pt

Afirmou o bloco europeu nesta quarta-feira.

"No momento, não está totalmente claro o que aconteceu nesta manhã, por que os franceses e os portugueses decidiram desviar o voo", disse uma porta-voz da Comissão Europeia sobre as decisões que aparentemente foram motivadas por temores de que fugitivo ex-funcionário da agência de espionagem dos Estados Unidos Edward Snowden estivesse a bordo.

Mas a porta-voz disse que era uma responsabilidade soberana dos Estados membros da União Europeia decidir sobre liberar ou não o acesso de um avião ao seu espaço aéreo e que o bloco europeu não tinha poderes na área.

Morales passou 13 horas foi obrigado a retornar para o aeroporto de Viena, na Áustria, após seu avião ser impedido de entrar no espaço aéreo francês. Após autoridades austríacas confirmarem que Snowden não estava a bordo, o presidente boliviano partiu em direção às Ilhas Canárias, onde fará uma parada para reabastecimento antes de seguir sua viagem para La Paz. A aeronave também deve fazer uma escala em Fortaleza.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir