Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 03-07-2013

Experimentamos os primeiros smartphones com o Firefox OS
Aparelhos fazem o que se espera de um smartphone b�sico, mas o crescimento no cat�logo de apps ser� um fator crucial no sucesso da plataforma.
Experimentamos os primeiros smartphones com o Firefox OS
Foto: tecnoblog.net

Ap�s meses de expectativa os primeiros smartphones com o Firefox OS est�o entre n�s. A Telef�nica come�ou a vender nesta ter�a-feira, na Espanha, o ZTE Open, o primeiro passo em um lan�amento em escala global que deve levar aparelhos com o novo sistema a todos os mercados onde a operadora atua at� o fim do ano que vem.

A Mozilla diz que o aparelho � voltado aos consumidores que est�o adquirindo seu primeiro smartphone - aqueles que ainda usam "feature phones" ou porque n�o tem dinheiro para um upgrade ou porque n�o sentiram a necessidade de um aparelho mais sofisticado. O pre�o inicial de �69 (US$90, ou cerca de R$ 200) torna o ZTE Open um s�rio candidato � aten��o destes usu�rios, mas o que eles podem esperar do aparelho?

Na �ltima segunda-feira (01/07), em San Francisco, a Mozilla deu aos jornalistas uma breve chance de experimentar uma vers�o final do ZTE Open, bem como o Alcatel OneTouch Fire, um segundo modelo com o Firefox OS que chega �s lojas em breve.

A interface b�sica � bastante similar � do Android ou iPhone. Os aplicativos s�o organizados em uma "grade" que pode ser movida para a esquerda ou para a direita para mostrar mais �cones. No rodap� da tela h� uma "dock" com quatro �cones que podem ser customizados, mas que por padr�o s�o chamadas, mensagens, navegador e e-mail.

Os aparelhos que estavam dispon�veis na segunda-feira j� haviam sido configurados, mas os aparelhos adquiridos nas lojas exibir�o um simples guia quando ligados. Segundo a Mozilla ele inclui uma r�pida introdu��o ao aparelho e oferece uma oportunidade de importar contatos do Facebook e configurar uma conta de e-mail. Isto d� aos usu�rios a capacidade de imediatamente entrar em contato com amigos e familiares e se comunicar assim que come�arem a usar o aparelho.

Entre os apps pr�-instalados com o Firefox OS est�o c�mera, galeria de imagens, calculadora, livro de endere�os, reprodutor de m�sicas, reprodutor de v�deo e um r�dio FM, se o hardware tiver suporte a este recurso. Os aparelhos que experimentamos tinham v�rios apps de terceiros pr�-instalados, entre eles Twitter, Facebook, Nokia Here Maps, Wikipedia, Accuweather e um jogo chamado Poppit.

A loja Firefox Marketplace oferece mais apps, e voc� pode acess�-la em um PC com seu navegador para ver o que est� dispon�vel. O cat�logo n�o � nem de longe t�o grande ou completo quanto o dispon�vel para o iOS e Android, mas isso � de se esperar em um sistema operacional "novato". Um dos principais desafios da Mozilla, a partir de agora, � conseguir o apoio dos desenvolvedores.

J� no quesito hardware, nenhum dos aparelhos tem as telas grandes e brilhantes ou a agilidade dos �ltimos mais recentes e sofisticados smartphones, mas os consumidores n�o devem esperar isso. Como s�o aparelhos de entrada, uma compara��o mais adequada seria com os v�rios smartphones "low-end" que ainda rodam o Android 2.3 "Gingerbread".

E contra estes, eles se saem bem. Eles n�o pareceram lentos nem "engasgaram" durante um teste r�pido, os apps abriram rapidamente e as telas sens�veis ao toque responderam bem. Algumas vezes acabei indo parar em locais inesperados no sistema, mas foi ou porque a tela foi um pouco sens�vel demais ou porque tentei rolar um menu justo na hora em que um bot�o apareceu sob meu dedo.

Dos dois aparelhos que vi preferi o Alcatel One Touch Fire, em parte por causa de seu design retangular que achei mais elegante que o ZTE Open, que � arredondado. Mas � uma quest�o de gosto pessoal.

Baseado em minha r�pida experi�ncia com os aparelhos, acredito que o Firefox OS tem uma chance de atrair alguns destes "usu�rios de smartphone de primeira viagem" nos quais a Mozilla est� de olho. Mas como a Microsoft e a BlackBerry descobriram recentemente, conseguir atrair todos os principais apps para a plataforma � algo muito importante para o sucesso. A sele��o atual de apps pode ser suficiente para quem est� come�ando nos smartphones, mas rapidamente se tornar� um motivo de frustra��o se os usu�rios continuamente encontrarem nos aparelhos de seus amigos apps interessantes que n�o podem rodar.

Fonte: pcworld.uol.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir