Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-07-2013

Autoridades russas mantêm silêncio sobre paradeiro de Snowden
As autoridades russas permanecem nesta quarta-feira em silêncio sobre a possibilidade do ex-funcionário americano da CIA Edward Snowden ter deixado a zona de trânsito do aeroporto de Sheremetievo, em Moscou.
Autoridades russas mantêm silêncio sobre paradeiro de Snowden
Foto: AFP

Uma fonte do serviço aeroportuário do país, no entanto, disse à agência russa "Interfax" que Snowden permanece em Sheremetievo.

"O passageiro de sobrenome Snowden segue na zona de trânsito. Por não ter documentos, não tem possibilidade de voar a lugar nenhum nem deixar o local onde se encontra", afirmou.

Snowden, que chegou na capital russa em 23 de junho, não viajou no avião do presidente da Bolívia, Evo Morales, que deixou ontem à noite Moscou com destino ao seu país após uma visita de dois dias.

Segundo informaram ontem à noite fontes diplomáticas venezuelanas às agências locais, o avião do presidente Nicolás Maduro, que também esteve na Rússia, também não tinha intenção de levar Snowden, explicando que sua aeronave decolaria de outro aeroporto rumo à Belarus, onde o governante fará uma visita oficial.

Tanto Morales como Maduro foram os únicos líderes mundiais que se mostraram dispostos a conceder asilo político sem condições ao fugitivo requisitado pela Justiça americana.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, confirmou há cerca de 24 horas que Snowden se encontrava em Sheremetievo, ao anunciar que o ex-funcionário da CIA tinha revogado seu pedido de asilo na Rússia.

Ao mesmo tempo, garantiu que mesmo assim a Rússia não entregará Snowden aos EUA.

Snowden renunciou à possibilidade de se asilar na Rússia depois que o presidente russo, Vladimir Putin, colocou como condição para sua permanência no país que o ex-técnico da CIA interrompesse todas as atividades contra os Estados Unidos.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir