Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-07-2013

Prefeitos tocantinenses interditam a BR-153 em Paraíso do Tocantins
Aproximadamente 100 gestores participam da manifestação. Eles protestam contra a redução do FPM.
Prefeitos tocantinenses interditam a BR-153 em Paraíso do Tocantins
Foto: g1.globo.com

Aproximadamente 100 prefeitos, vereadores e servidores das prefeituras dos municípios do Tocantins paralisaram as duas pistas da BR-153, em Paraíso do Tocantins, a 60 km de Palmas. O protesto, que começou às 10h está gerando um engarrafamento de 2 km.

Na rodovia, eles queimaram bonecos, que representavam integrantes do governo federal.

Os gestores municipais protestam contra a redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo eles, as prefeituras estão em crise e com dificuldades por causa da diminuição dos recursos repassados. Alguns prefeitos alegam que estão tendo que demitir funcionários e outros estudam a possibilidade de terceirizar serviços, como a limpeza pública.

O prefeito de Miranorte, município a 105 km da capital, Frederico de Melo, disse que "reorganizar as contas simplesmente cortando gastos é impossível, porque tudo que precisou ser cortado já foi". Dos 139 municípios do estado, 95% são dependentes do FPM.

Além disso, o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios, Leonardo Cintra, afirmou que a luta dos prefeitos é pela redivisão justa do bolo tributário, devolução imediata aos municípios dos recursos retirados pelo desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), criação e repasse da 13ª parcela do FPM, repasse financeiro para cobertura efetiva dos programas federais, desburocratização dos recursos repassados pela União e não incidência de FGTS em contratos temporários.

Alguns motoristas que estão parados aguardando a liberação da pista estão indignados com o protesto. O produtor rural Maurício Acácio, que ia em direção a Gurupi carregando uma remessa de leite disse que é contra a manifestação. "Os prefeitos têm dinheiro, mas não trabalham. Eles deveriam protestar em Brasília e não ficar atrapalhando trabalhadores", afirmou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir