Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-07-2013

Renan não pagará por voo da FAB
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que não pretende restituir os cofres públicos por ter usado uma aeronave da FAB para ir ao casamento da filha do líder de Eduardo Braga (PMDB-AM), em Porto Seguro, em 15 de junho.
Renan não pagará por voo da FAB
Foto: www.dci.com.br

"O avião da FAB usado para o presidente do Senado é um avião de representação. E eu usei o avião, como tenho usado sempre na representação, como presidente do Senado", afirmou.

O peemedebista não deu detalhes sobre o voo. Disse apenas que a mulher o acompanhou. Para justificar o uso de aeronaves da FAB por chefes dos poderes da República, Renan se comparou à presidente Dilma Rousseff. "A presidente pega um avião e vai a determinado lugar. Ela não vai a serviço. Quem está obrigado a ir a serviço (quando usa aeronave da FAB) é o ministro do Estado. O presidente do Senado, o presidente do Supremo Tribunal Federal, eles têm transporte de representação, porque são chefes de poder", disse, alegando que a imprensa está fazendo "confusão" sobre o direito aos aviões da FAB.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, Renan voou com o apoio da FAB para o casamento da filha de Eduardo Braga. Ele afirmou que foi convidado para o evento como presidente do Senado. "Fui cumprir um compromisso", comentou. O peemedebista disse que, apesar de o casamento não ter constado na agenda oficial, "isso não é precondição para estar dentro da lei".

Questionado se restituiria os cofres públicos, ele respondeu: "Claro que não".

Projeto de lei Parlamentares repercutiram ontem os voos de Renan e do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que, no fim de semana passado, usou avião da FAB em viagem ao Rio de Janeiro e levou na "carona" parentes e amigos para assistir à final da Copa das Confederações. O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) protocolou ontem projeto de lei que estabelece critérios para o uso de aviões da FAB por autoridades.

De acordo com o texto, o uso de aeronaves deve ser limitado a autoridades e assessores que tenham motivo oficial para a viagem, e fica vedada a companhia de terceiros. A proposta também determina a divulgação no Portal da Transparência de todos os pedidos de uso de aviões da FAB. "Essa caixa-preta só acaba por força de lei. Quem sabe a confissão de "erro" do Henrique Alves, combinada com a impaciência das ruas, acabe de vez com esses "voos festivos"?", comentou Alencar.

Já o senador João Capiberibe (PSB-AP) enviou um ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), sugerindo um acordo com a Aeronáutica para que seja colocado no site da pasta um link em que conste quem usou aviões da FAB. "O Brasil tem uma tradição de uso patrimonialista daquilo que é público de forma privada. A sociedade não tem mais por que tolerar esse comportamento."

Fonte: www.diariodepernambuco.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir