Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-07-2013

EUA rejeitam responder publicamente a Brasil sobre espionagem
No domingo, chanceler pediu esclarecimentos sobre suposta intercepta��o de milh�es de dados de brasileiros.
EUA rejeitam responder publicamente a Brasil sobre espionagem
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

O governo dos EUA disse no domingo que n�o vai responder publicamente aos questionamentos feitos pelo Brasil sobre espionagens realizadas no pa�s. Questionado pela BBC Brasil sobre a rea��o brasileira , o Departamento de Estado americano disse por e-mail que "o governo dos EUA vai responder apropriadamente a nossos parceiros no Brasil pelas vias diplom�ticas e de intelig�ncia. N�o vamos comentar publicamente ou especificar supostas atividades de intelig�ncia. Como pol�tica, j� deixamos claros que os EUA obt�m intelig�ncia estrangeira do tipo coletado por todas as na��es."

Segundo den�ncia feita no s�bado em reportagem do jornal O Globo, com base em documentos coletados por Edward Snowden , o Brasil teve milh�es de telefonemas e mensagens espionados na �ltima d�cada.

No mesmo dia, o Itamaraty pediu "esclarecimentos" ao governo americano e ao embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, quanto � den�ncia de que pessoas e empresas no Brasil teriam sido alvo de espionagem por parte da Ag�ncia de Seguran�a Nacional (NSA, na sigla em ingl�s).

"O governo brasileiro recebeu com grave preocupa��o a not�cia de que as comunica��es eletr�nicas e telef�nicas de cidad�os brasileiros estariam sendo objeto de espionagem por �rg�os de intelig�ncia norte-americanos", afirmou o Itamaraty, em comunicado.

Segundo a nota, o governo brasileiro "promover� no �mbito da Uni�o Internacional de Telecomunica��es (UIT) o aperfei�oamento de regras multilaterais sobre seguran�a das telecomunica��es e lan�ar�, na ONU, iniciativas para proibir abusos e impedir a invas�o da privacidade dos usu�rios das redes virtuais de comunica��o (...) que protejam os direitos dos cidad�os e preserve a soberania de todos os pa�ses".

Inc�modo diplom�tico

As den�ncias devem causar inc�modo nas rela��es bilaterais, poucos meses antes de uma visita de Estado que a presidente Dilma Rousseff far� ao presidente americano, Barack Obama, em Washington, em outubro.

Dilma j� criticara com veem�ncia o incidente diplom�tico envolvendo o presidente boliviano, Evo Morales, na Europa. Na semana passada, Evo teve espa�o a�reo recusado em pa�ses europeus , por conta de suspeitas de que seu avi�o presidencial estaria abrigando Snowden. A presidente brasileira disse que o "constrangimento" causado a Evo afeta toda a Am�rica Latina.

Snowden, que fugiu dos EUA ap�s denunciar ao jornal brit�nico The Guardian uma grande rede de espionagem promovida pela NSA, passou por Hong Kong e foi visto pela �ltima vez na �rea de tr�nsito do aeroporto de Moscou . Seu passaporte foi revogado, e ele fez pedidos de asilo a diversos pa�ses ( Brasil inclu�do ). Tr�s ofereceram abrigo a ele: Bol�via, Venezuela e Nicar�gua .

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir