Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-07-2013

"O que saberá este jovem Snowden", questiona Maduro
Presidente da Venezuela indaga o que o ex-técnico da CIA pode saber para ter provocado "toda essa loucura histérica" no governo americano.

Foto: exame.abril.com.br

Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, indagou nesta terça-feira o que o ex-técnico da CIA Edward Snowden sabe para ter provocado toda essa "loucura histérica" no governo dos Estados Unidos e "quase ter provocado o assassinato" do presidente da Bolívia, Evo Morales.

"Os EUA entraram em fase de loucura. O que saberá este jovem Snowden que ocasionou toda essa loucura histérica na elite do governo contra todos os países do mundo, fato que quase provoca o assassinato do presidente Evo Morales?", afirmou Maduro durante um ato de graduação de militares.

Em um discurso transmitido pelo canal estatal "VTV", o líder reiterou que, por causa destas ações do "imperialismo", seu país e outros da América Latina, como a Nicarágua e a Bolívia, ofereceram asilo ao americano.

No entanto, o chanceler venezuelano, Elías Jaua, declarou hoje que Snowden não ratificou a solicitação de asilo à Venezuela. Caso esse pedido seja efetuado, Jaua ressaltou que é preciso "ver as condições de segurança" para garantir a proteção do americano.

O ministro das Relações Exteriores confirmou que o presidente venezuelano manifestou sua vontade de dar asilo a Snowden "se as condições citadas estiverem ao alcance do país". No entanto, para que isso ocorra, Jaua esclareceu que, "em primeiro lugar", o americano "teria que estar em território venezuelano".

Maduro ofereceu "asilo humanitário" a Snowden na última sexta-feira e ontem chegou a confirmar que seu governo tinha recebido a solicitação de asilo do americano, que, por sua vez, se encontra na zona de trânsito do aeroporto moscovita de Sheremetyevo desde o último dia 23 de junho (após ter deixado Hong Kong).

Snowden é acusado de violar a lei de espionagem americana depois de ter divulgado detalhes de dois secretos programas de vigilância de registros telefônicos e comunicações na internet por parte das agências do governo.

Snowden, que teve seu passaporte cassado, deve retornar aos Estados Unidos antes de seguir viagem a qualquer outro país.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir