Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-07-2013

EUA vê plano de transição no Egito com otimismo e cautela
Países árabes do Golfo Pérsico sinalizaram com ajuda econômica. O novo premiê, Hazem el-Beblawi, adotou um tom conciliador.
EUA vê plano de transição no Egito com otimismo e cautela
Foto: midiacon.com.br

Os Estados Unidos reagiram com cautela ao plano de transição do Egito. Já os países árabes do Golfo Pérsico sinalizaram com ajuda econômica.

Na tentativa de acalmar o país, o presidente interino, Adly Mansour, prometeu convocar eleições em seis meses. Ele nomeou ontem o primeiro-ministro interino: o economista liberal e ex-ministro das Finanças Hazem el-Beblawi. O prêmio Nobel da Paz Mohamed El Baradei será o vice-presidente.

O novo premiê adotou um tom conciliador. Disse que vai oferecer cargos para integrantes do Partido Liberdade e Justiça, braço político da Irmandade Mulçumana, mas o movimento islâmico já avisou que não aceita o plano dos militares.

Países ricos do Golfo Pérsico, como Emirados Árabes e Arábia Saudita, ofereceram ajuda de US$ 8 bilhões ao governo de transição.

Nos Estados Unidos, o clima em relação ao Egito ainda é de indefinição. O porta-voz da Casa Branca disse que o governo está analisando a crise e que o mais importante nesse momento é ajudar o país a retomar a democracia.

Jay Carney afirmou que o governo americano vê com otimismo e cautela o novo plano do governo de transição egípcio e que os Estados Unidos estão em contato com os líderes da região para ajudar no processo de reconciliação.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir