Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-07-2013

WikiLeaks nega que Snowden tenha aceito asilo na Venezuela
"Edward Snowden ainda n�o aceitou formalmente o asilo na Venezuela. O legislador russo envolvido j� apagou a mensagem no Twitter", afirmou o WikiLeaks em sua pr�pria conta na rede social.
WikiLeaks nega que Snowden tenha aceito asilo na Venezuela
Foto: AFP

O ex-analista americano da intelig�ncia Edward Snowden ainda n�o aceitou formalmente a oferta de asilo apresentada pelo governo da Venezuela, assegurou o site WikiLeaks, depois que um legislador russo causou uma enorme confus�o sobre a situa��o legal do consultor, confinado no aeroporto de Moscou.

"Os Estados envolvidos far�o os an�ncios quando chegar o momento oportuno. Esse an�ncio ser� confirmado por n�s", acrescentou o WikiLeaks.

O russo Alexei Pushkov, presidente do comit� de Rela��es Exteriores na c�mara baixa do Parlamento russo, havia afirmado em uma mensagem no Twitter, que ficou dispon�vel apenas por meia hora, que Snowden teria aceitado o asilo oferecido pela Venezuela. O pr�prio pol�tico apagou a mensagem.

Mais tarde, Pushkov explicou tamb�m no Twitter que soube que Snowden iria aceitar a oferta venezuelana de asilo por uma informa��o da televis�o estatal russa Vesti 24.

O legislador reformulou a mensagem original sobre a aceita��o de Snowden, mas atribuiu a informa��o � rede de TV.

Simultaneamente, o porta-voz da Presid�ncia russa, Mitry Peskov, evitou fazer qualquer coment�rio, e pediu que as perguntas fossem feitas ao legislador.

A rede Vesti 24 havia informado em seu site que a "Venezuela finalmente recebeu uma resposta do ex-agente da CIA", acrescentando que na segunda-feira Maduro teria entrado em contato com Snowden por telefone, mas n�o explicou as fontes destas informa��es.

O governo da Venezuela ofereceu asilo a Snowden na semana passada, em um gesto que foi seguido pelas autoridades de Bol�via e Nicar�gua.

Snowden, que ficou no centro de um esc�ndalo internacional ao revelar a extens�o da espionagem eletr�nica e telef�nica americana, havia enviado cartas pedindo asilo a cerca de vinte pa�ses, incluindo a Venezuela.

Maduro chegou a afirmar � imprensa em Caracas que havia "recebido a carta com o pedido de asilo" de Snowden, e acrescentou que o ex-analista americano "deve decidir quando viajar�, se finalmente desejar vir" � Venezuela.

Snowden n�o pode sair da zona de tr�nsito do aeroporto de Sheremetievo, j� que seu passaporte americano foi revogado pelas autoridades de seu pa�s, e n�o possui documentos que lhe permitam viajar.

N�o existem voos diretos entre Moscou e Caracas, e a via mais curta entre as duas capitais inclui uma escala em Havana.

Irina Danenberg, porta-voz da companhia a�rea russa Aeroflot, disse n�o saber se Snowden estava no voo de Moscou a Havana que decolou na manh� desta ter�a-feira. "N�o tenho ideia", disse.

Fonte: www.diariodepernambuco.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir