Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-07-2013

Enchentes no oeste da China deixam pelo menos 25 mortos
As enchentes no sop� do Himalaia, no oeste da China, destru�ram pontes, casas e encostas, al�m de matar pelo menos 25 pessoas e deixar dezenas desaparecidas nesta quinta-feira, enquanto fortes chuvas atingem v�rias regi�es do pa�s.
Enchentes no oeste da China deixam pelo menos 25 mortos
Foto: infodiretas.com

Em algumas �reas da prov�ncia de Sichuan, no oeste, as inunda��es foram as piores dos �ltimos 50 anos e obrigaram o deslocamento de mais de 100 mil pessoas. Em todo o pa�s, pelo menos 44 pessoas morreram e 66 est�o desaparecidas, mas pelo menos 1,6 milh�o t�m sido afetadas desde domingo, segundo dados do Minist�rio de Assuntos Civis e da ag�ncia oficial de not�cias Xinhua. Milhares de casas foram destru�das ou ficaram danificadas, praticamente paralisando os transportes em �reas mais atingidas.

A maior parte das v�timas em Sichuan sofreu com um grande deslizamento de terra ocorrido num resort, nas proximidades da cidade de Dujiangyan. Uma encosta desmoronou sobre uma s�rie de chal�s, onde moradores da cidade estavam hospedados para escapar do calor do ver�o, informou um sobrevivente � Xinhua.

"O barulho foi como o de um trov�o e p�de ser ouvido por dois ou tr�s minutos. Meu primeiro pensamento foi de que eu tamb�m poderia ter ficado soterrado", declarou � ag�ncia estatal Gao Quanshi, de 47 anos. As linhas telef�nicas foram cortadas, o que obrigou os moradores a andar at� escrit�rios do governo pr�ximos para pedir ajuda, disse ele.

No total, 358 turistas haviam sido resgatados da �rea at� a noite de quarta-feira, informou a Xinhua.

Deslizamentos de terra e enchentes s�o comuns nas �reas montanhosas da China, matando centenas de pessoas a cada ano, mas em algumas regi�o as inunda��es deste ano s�o as piores em meio s�culo. H� registros de precipita��es de 940 mil�metros em Dujiangyan em 40 horas, a partir de segunda-feira, o maior desde que as medi��es tiveram in�cio, em 1954.

Tamb�m no oeste, mais de 2 mil pessoas foram resgatadas depois de ficarem presas por v�rias horas na quarta-feira num t�nel de uma estrada entre Dujiangyan e Wenchuan - o epicentro do terremoto que, cinco anos atr�s, deixou pelo menos 90 mil pessoas mortas ou desaparecidas em Sichuan.

As enchentes tamb�m provocaram o desmoronamento de uma ponte, de quase 50 anos, num condado pr�ximo. Seis carros ca�ram nas �guas do rio e 12 pessoas est�o desaparecidas.

Na prov�ncia de Shanxi, norte do pa�s, pelo menos 12 trabalhadores morreram na ter�a-feira quando uma forte tempestade provocou o desabamento de uma mina de carv�o em constru��o.

Tr�s pessoas que estavam num carro morreram afogadas na prov�ncia de Hebei, nas proximidades da capital. Outras 11 pessoas morreram ou est�o desaparecidas a prov�ncia de Yunnan, em Pequim, na Mong�lia Interior e a prov�ncia de Gansu. Fonte: Associated Press.

Fonte: www.odiario.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir