Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-07-2013

Vetos na Lei do Ato Médico ampliam crise entre entidades e o Executivo
Os 10 vetos feitos na Lei do Ato Médico pela presidente Dilma Rousseff amplificaram a crise entre as entidades de classe e o Executivo.
Vetos na Lei do Ato Médico ampliam crise entre entidades e o Executivo
Foto: www.horizontems.com.br

A sanção do projeto foi publicada na quinta-feira (11/7) no Diário Oficial da União e as associações de médicos já avisaram que vão deixar as cadeiras que ocupam em fóruns governamentais, como o Conselho Nacional de Saúde, e organizar protestos e paralisações. O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto d’Ávila, disse que a categoria se sentiu "traída" pelas outras profissões, que apoiaram os vetos, e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. "Os vetos mutilam e ferem de morte o projeto, mas vamos lutar para derrubá-los. Esperamos que o Congresso Nacional não se curve, já que foi um trabalho muito sério o que fizemos", lamentou d’Ávila.

O presidente do CFM vai levar à plenária da entidade uma proposta radical: abandonar o governo. "Eu vou sugerir que o Conselho Federal tome a decisão na semana que vem, na plenária, de saída de todas as comissões e câmaras técnicas junto ao governo." A entidade participa de pelo menos 10 câmaras técnicas e de 20 conselhos ou grupos de trabalho, em diferentes ministérios.

"Institucionalizaram o charlatanismo no Brasil, ao permitir que se use mão de obra não médica para diagnosticar doenças", exagerou Geraldo Ferreira, presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), que organizou um calendário de protestos da categoria para os próximos dias, contra os vetos e, também, o Programa Mais Médicos.

Fonte: atarde.uol.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir