Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-07-2013

Presidente eleito do Paraguai rejeita volta ao Mercosul
Segundo Cartes, entrada da Venezuela n�o respeitou as normas legais. Pa�s havia sido suspenso ap�s destitui��o do presidente Fernando Lugo.
Presidente eleito do Paraguai rejeita volta ao Mercosul
Foto: g1.globo.com

O presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, rejeitou nesta sexta-feira (12) reintegrar seu pa�s ao Mercosul, ap�s manifestar que a entrada da Venezuela no bloco e a entrega da presid�ncia rotativa ao presidente Nicol�s Maduro n�o se ajustam aos tratados internacionais firmados pelos s�cios fundadores.

"As caracter�sticas jur�dicas da entrada da Venezuela como membro pleno do Mercosul, em julho de 2012, n�o respeitaram as normas legais", afirmou Cartes em um comunicado divulgado ap�s a c�pula do Mercosul em Montevid�u, onde ficou decidido o retorno do Paraguai ao bloco, com a anula��o da medida imposta a Assun��o ap�s o impeachment rel�mpago do presidente Fernando Lugo.

A Venezuela assumiu durante o encontro na capital uruguaia a presid�ncia rotativa do bloco comercial sul-americano. "Amamos o Paraguai. Nos comprometemos coletivamente e na presid�ncia (do Mercosul) a iniciar as a��es imediatas para que tenhamos a incorpora��o do Paraguai", disse o presidente Nicol�s Maduro.

Lugo foi destitu�do pelo Congresso acusado de mau desempenho em um veloz e questionado julgamento pol�tico e o ent�o vice-presidente Federico Franco assumiu a chefia do Estado.

Franco entregar� o poder no m�s que vem ao presidente eleito, o empres�ro Horacio Cartes, do tradicional Partido Colorado, e ele j� manifestou sua disposi��o de trabalhar pela normaliza��o das rela��es do Paraguai com a regi�o.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir