Categoria Policia  Noticia Atualizada em 13-07-2013

Testemunha diz que ao menos oito assaltaram joalherias em shopping
Mulher estava em loja em frente ao centro comercial na tarde desta sexta. Carro da administradora bloqueava ve�culo dos ladr�es que tentavam fugir.
Testemunha diz que ao menos oito assaltaram joalherias em shopping
Foto: g1.globo.com

Uma administradora de empresas de 53 anos, que pediu para n�o ser identificada, testemunhou a fuga dos suspeitos de assaltarem duas joalherias do Shopping Ibirapuera, na Zona Sul de S�o Paulo, no fim da tarde desta sexta-feira (12). Segundo ela, ao menos oito criminosos, carregando sacolas cheias de produtos roubados, sa�ram correndo do shopping ap�s o roubo.

Os assaltantes roubaram duas joalherias, a Monte Carlo Joias e a The Graces, por volta das 17h30, segundo a assessoria de imprensa do centro de compras. Os roubos ocorreram de forma simult�nea. "Dois casais simularam um atendimento e, em seguida, anunciaram o assalto. A quadrilha estava armada, mas n�o houve disparo de tiros ou ref�ns. Eles deixaram o Shopping Ibirapuera pela sa�da dos fundos, que d� acesso � Alameda dos Jurupis", informa um comunicado divulgado pela assessoria do Ibirapuera.

A administradora estava em uma loja de enfeites localizada na Alameda dos Jurupis, em frente ao shopping. Os criminosos tinham deixado um dos carros usados na fuga, um Corolla prata, estacionado no local. A testemunha contou que deixou seu autom�vel, um Fiesta prata, com o manobrista da loja, bloqueando a sa�da do ve�culo dos ladr�es. Nervosos, alguns dos suspeitos chutaram e deram coronhadas no carro da administradora.

"No momento que eu dei a chave para o manobrista e ele entrou no carro, eu olhei em dire��o ao shopping e vi homens e mulheres saindo correndo, pulando a grade do shopping, com sacolas enormes na m�o. Inclusive, ca�ram coisas no ch�o. Eles cataram e enfiaram de novo na sacola. Na hora, eu sa� correndo e me escondi atr�s de um carro, pois vi que estavam todos armados", lembrou.

Segundo ela, o manobrista n�o conseguia tirar o carro dela do lugar, pois estava muito assustado. "Neste momento, o ladr�o come�ou a chutar a porta do meu carro. Deu coronhada no vidro e gritava para tirar o carro. Nisso, eu gritei: "Tira o carro". O ladr�o, ent�o, virou com a arma virada para a minha dire��o e da� me abaixei de novo e fiquei aguardando."

Depois de o manobrista conseguir tirar o carro, os ladr�es fugiram. Um deles, segundo a testemunha, chegou a entrar com o ve�culo j� em movimento. "Eles estavam com tr�s ou quatro sacolas. Um deles estava com uniforme de seguran�a do pr�prio shopping. Tinha outro que estava de camisa e engravatado. Tinha uma mulher bem vestida, uma mulher de camisa xadrez, mas foi tudo muito r�pido. Todos entraram no mesmo carro. N�o sei como conseguiram."

A administradora disse que estavam todos armados. Ela visualizou, entre os armamentos, um rev�lver prateado e uma pistola preta. Depois do susto, a testemunha disse que est� cada vez mais receosa em sair de casa. "Voc� n�o sai � noite com medo de arrast�o em restaurante. De dia, dentro do estacionamento de uma loja, acontece isso. Quer dizer, seguran�a mais nenhuma a gente tem", afirmou.

Uma funcion�ria da Monte Carlo Joias disse ao G1 que um homem e duas mulheres armados entraram na loja, fizeram amea�as e renderam duas funcion�rias. Em seguida, as trancaram dentro do cofre da loja enquanto roubavam as joias. Logo depois, o trio fugiu do local, de acordo com o relato da funcion�ria. Os roubos dever�o ser registrados no 27� Distrito Policial, no Campo Belo, tamb�m na Zona Sul da capital.

Levantamento

Segundo levantamento da TV Globo, este � o 9� assalto em shoppings da capital e grande S�o Paulo. Oito deles ocorreram em joalherias. No �ltimo dia 2, oito criminosos saquearam a joalheria Sayegh, dentro do Morumbi Shopping, na Zona Sul da cidade. C�meras de seguran�a mostraram que uma das suspeitas chegou de salto alto ao shopping, mas fugiu descal�a ap�s o assalto.

Investiga��es

As imagens do circuito de seguran�a do Shopping Ibirapuera e das lojas assaltadas j� est�o sendo analisadas pela Pol�cia Civil. Com base nelas, constatou-se algumas semelhan�as entre os roubos desta sexta-feira e o do �ltimo dia 2, na loja da Sayegh, no Shopping Morumbi. Participaram dos dois assaltos dois casais e um homem, em um total de cinco ladr�es.

Nos dois casos, todos estavam bem vestidos e se fizeram passar por clientes para entrar nas lojas. Al�m disso, utilizaram-se de sacolas semelhantes para carregar o produto do roubo. Devido a isso, a Pol�cia Civil admite a possibilidade de uma mesma quadrilha ter atuado nos dois assaltos.

Um dos ve�culos utilizado na fuga, o Corolla prata, foi abandonado pelos ladr�es na regi�o da Avenida Jornalista Roberto Marinho, na Zona Sul da capital. A per�cia tenta identificar alguns dos criminosos por meio de impress�es digitiais que possivelmente tenham sido deixadas no ve�culo.

Segundo a pol�cia, as joalherias, at� as 22h desta sexta-feira, ainda n�o tinham finalizado o levantamento do que montante em joias e rel�gios levado pelos ladr�es.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir