Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-07-2013

Rússia afirma não ter recebido pedido formal de asilo de Snowden
O chefe do Serviço Federal de Migração e o ministro das Relações Exteriores do país negaram contato com o ex-técnico da CIA.
Rússia afirma não ter recebido pedido formal de asilo de Snowden
Foto: AFP

As autoridades russas ainda não receberam o pedido formal de asilo do ex-técnico da CIA Edward Snowden, declarou neste sábado o chefe do Serviço Federal de Migração (SFM) da Rússia, Konstantin Romodanovski. "Até hoje não recebemos nenhuma solicitação de Snowden", declarou Romodanovski à agência russa Interfax. Ele acrescentou que, caso o pedido venha a ser efetuado, "será examinado de acordo ao que a lei estabelece".

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, também comentou as declarações de Snowden. "Para obter asilo político é preciso cumprir determinados procedimentos. O primeiro passo é se dirigir ao Serviço Federal de Migração", afirmou. Ele ressaltou que as autoridades russas não mantêm contato com Snowden.

Snowden, que desde o último dia 23 de junho se encontra na zona de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, anunciou na sexta-feira que solicitará asilo político à Rússia perante a impossibilidade de voar aos países latino-americanos que lhe oferecem refúgio, Venezuela, Nicarágua e Bolívia. O ex-técnico da CIA, que revelou à imprensa uma trama de espionagem pelos serviços secretos dos Estados Unidos, falou em reunião com representantes de organizações de direitos humanos realizada no aeroporto que se compromete a não prejudicar os interesses americanos, condição imposta pela Rússia para lhe conceder asilo.

(Com agências EFE e Reuters)

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir