Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 13-07-2013

Companhia aponta trilho como causa provável de acidente ferroviário
O descarrilamento de um trem ontem perto de Paris, que causou seis mortes, foi provavelmente provocado por uma falha no sistema de mudança de trilhos, explicou hoje a companhia ferroviária.
Companhia aponta trilho como causa provável de acidente ferroviário
Foto: AFP

"Uma eclissa" - uma espécie de clipe de aço que liga dois carris - "se desprendeu" e saiu do local, detalhou Pierre Izard, gerente geral de infraestrutura da companhia SNCF.

A peça "foi parar no centro do sistema de agulha, o que impediu a passagem normal das rodas do trem, provocando seu descarrilamento", detalhou.

O trem, que fazia o percurso Paris-Limoges (centro), descarrilou 40 km ao sul de Paris. Segundo o último balanço oficial, seis pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas, incluindo nove em estado grave.

Todas as estações ferroviárias da França realizaram um minuto de silêncio ao meio-dia deste sábado em homenagem às vítimas da catástrofe.

Guillaume Pepy, presidente da SNCF, anunciou que as 5.000 eclissas existentes na rede ferroviária de todo o país passaram por revisão.

De acordo com o ministro francês dos Transportes, Frédéric Cuvillier, o acidente não foi provocado "por falha humana".

Tragédia evitada
O condutor inclusive evitou uma colisão frontal com um trem que viajava no sentido contrário ao acionar o alarme que obriga todos os trens a pararem na zona, explicou.

"Ele teve reflexos absolutamente extraordinários ao ativar o alerta imediatamente, o que evitou a colisão com um trem que vinha em sentido inverso e que, por poucos segundos, teria se chocado com os vagões que descarrilaram", disse o ministro.
As equipes de resgate continuam o trabalho de busca por mais vítimas.

O acidente aconteceu 200 metros antes da estação de Brétigny-sur-Orge, na altura de uma mudança de agulha, que havia sido examinada em 4 de julho, segundo a SNCF.
O trem se dividiu em duas partes ao entrar em grande velocidade na estação às 15h15 GMT, segundo a polícia.

"Uma parte do trem seguiu em frente, enquanto a outra metade tombou na estação", indicou uma fonte local.

Quatro vagões descarrilaram, segundo Guillaume Pépy.
Os socorristas trabalharam durante toda a noite à procura de vítimas que poderiam estar presas nas ferragens.

Vítimas
O ministro também confirmou que durante a noite não foram encontradas novas vítimas entre os vagões que tombaram e que, desta forma, os números oficiais seguem em seis mortos e 30 feridos, dos quais oito se encontram em estado grave.

Na manhã de hoje, os trabalhos de resgate com guindastes, para comprovar que nenhuma pessoa tinha ficado entre as ferragens, seguiam intensos.

O trabalho de identificação dos corpos será "muito longo", advertiu ontem à noite o presidente francês, François Hollande.

De acordo com o ministro dos Transportes, o trem circulava "em velocidade normal, a 137 km/h, quando o limite era de 150 km/h".

Ele indicou que 385 passageiros estavam no trem no momento do acidente.
Cuvillier declarou que a locomotiva e os vagões estavam com sua "revisão em dia", mas "isso não quer dizer que devemos ficar satisfeitos em ter material de 30 anos".

Ele insistiu na necessidade de uma "modernização" de algumas linhas.
A associação de usuários de trens denunciou por sua vez hoje a existência de "trens-lixo", vagões velhos e material enferrujado.

Passageiros e testemunhas descreveram as cenas de terror.
Cerca de 300 bombeiros, 20 equipes médicas e oito helicópteros foram mobilizados. Todos os hospitais da região parisiense estão em alerta para receber as vítimas.
Dezenas de caminhões dos bombeiros e veículos da polícia estavam estacionados em frente à estação de trem.

A estação de Brétigny-sur-Orge permanecerá fechada por três dias.
Este é o pior acidente ferroviário em Paris desde o acontecido na Gare de Lyon, que deixou 56 mortos em 1988.

Fonte: www.diariodosudoeste.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir