Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-07-2013

Vaticano diz que confia plenamente na segurança durante a JMJ no Rio
O porta-voz do Vaticano, afirmou nesta quarta que confia plenamente nas autoridades brasileiras para garantir a segurança que está sendo montada para a visita do papa Francisco ao Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Vaticano diz que confia plenamente na segurança durante a JMJ no Rio
Foto: noticias.portalbraganca.com.br

A declaração vem num momento em que o próprio Centro de Inteligência Nacional do Sistema de Brasileiro de Inteligência (Sisbin) faz alerta máximo em face às manifestações que vêm sendo realizadas no país.

Lombardi salientou, contudo, que em caso de protestos, o percurso programado para a passagem do papa em carro aberto poderá ser alterado, mas que qualquer mudança será comunicada à organização local antecipadamente

O porta-voz afirmou ainda que o Vaticano vê a viagem com "serenidade", e que as manifestações não são contra o papa Francisco, apesar de alguns ativistas que estão se mobilizando para promover protesto no Palácio Guanabara, durante a visita de Francisco, criticarem os gastos públicos com a JMJ. Sobre isso, Lombardi destacou que estes tipos de viagens comportam sempre despesas.

O porta-voz também comentou a visita do Sumo Pontífice ao Santuário de Aparecida, em São Paulo, que acontecerá no dia 24, destacando que esta missa faz parte de uma devoção pessoal do papa, e que não terá como motivação principal o encontro com a multidão.

Alerta máximo
O painel da Sisbin que define alerta máximo com relação à JMJ descreve que "diante das ações dessa fonte percebidas no país nos últimos meses associadas às ações internacionais relacionadas a grandes eventos desse teor, considerou-se tendência de avaliação positiva durante o evento". O diretor do departamento de integração do Sisbin, Carlos Ataídes, explicou que "grupos de pressão" são movimentos espontâneos, sem hierarquias – como os grupos que foram às ruas no mês passado em todo o país.

O painel intercala cenários no Rio de Janeiro (sede do evento) e Aparecida (SP), cidade que será visitada pelo papa Francisco. No caso do Rio, são apontados ainda como alerta, sem sinal claro de tendência, manifestações de grupos organizados (como sindicatos ou médicos) e também aumento da criminalidade comum. Incidentes de trânsito, ações do crime organizado ou de organizações terroristas são minimizadas no cenário atual.

"As informações são coletadas nos nossos centros regionais junto com os parceiros. Então, recebemos e atualizamos diariamente, a cada hora, a cada minuto. Quando chega uma informação nova, ela é relatada e atualizada ali no painel. Ela aumenta, diminui, conforme a intensidade da situação que está sendo acompanhada", explicou Ataídes.

Apesar da previsão de protestos durante a visita do papa, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito, descarta problemas durante o evento. "As manifestações não serão problema, absolutamente. As manifestações são uma coisa que temos que encarar com total naturalidade e, claro, olhar, acompanhar, para evitar que aquelas manifestações tenham uma repercussão a ponto de prejudicar um grande evento", afirmou o ministro.

"Isso não vai acontecer, vocês viram que durante a Copa das Confederações nós tivemos várias manifestações e, graças às ações dos ministérios diretamente envolvidos e, claro, com o apoio da inteligência, todas as competições tiveram um brilho à altura da Copa", assegurou.

Trinta e um órgãos de 17 ministérios atuam de maneira integrada no Centro de Inteligência Nacional para prevenir surpresas durante os grandes eventos. O centro fica localizado dentro da sede da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em Brasília, e está ligado aos centros de inteligência no Rio (centro nervoso de operação durante o evento) e em Aparecida (SP).

Com Portal Terra

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir