Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-07-2013

Após mortes por intoxicação, alunos recusam comer em escolas na Índia
Orientados pelos pais, estudantes jogaram comida fora em Bihar. Intoxicação matou 25 e levou dezenas aos hospitais na terça-feira (16).
Após mortes por intoxicação, alunos recusam comer em escolas na Índia
Foto: cenariomt.com.br

Milhares de estudantes se negaram a comer a comida oferecida nas escolas pelas autoridades do paupérrimo estado de Bihar (leste da Índia) depois que, na terça-feira, 25 crianças morreram por uma intoxicação alimentar, informaram as autoridades nesta quinta (18).

"Os pais orientaram os filhos a não comer os alimentos oferecidos nas escolas", segundo fontes do governo local.

"Alguns alunos, inclusive, jogaram a comida na lixeira e estamos tentando convencê-los de que a tragédia não voltará a ocorrer", acrescentou a fonte.

Ao menos 25 crianças morreram por intoxicação alimentar depois de um almoço gratuito em uma escola primária de Bihar, o que provocou uma onda de indignação.

Outros 30 alunos permaneciam em vários hospitais do estado de Bihar, o mais populoso da Índia e também considerado o mais pobre.

Os alunos comeram um prato de arroz e lentilhas preparado na escola.

Em vários dos 29 estados da Índia, as autoridades oferecem almoço gratuito às crianças nas escolas públicas como forma de combater a pobreza generalizada.

Os primeiros elementos da investigação revelaram a provável presença de fosfato, substância contida em inseticidas.

A causa das mortes seria um envenenamento, razão pela qual os pacientes estão sendo tratados com atropina, um antídoto utilizado contra os efeitos dos gases neurotóxicos.

O governo indiano aprovou no início de julho por decreto um amplo programa de ajuda alimentar para os mais pobres, uma medida adiada por muito tempo e anunciada a um ano das eleições gerais.

Este programa seria o maior do mundo, com ajuda alimentar para cerca de 70% da população, ou seja, para mais de 800 milhões de pessoas. Este plano garante um fornecimento mensal de entre 3 e 7 quilos de grãos por pessoa, dependendo da renda.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir