Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-07-2013

Mandela abre os olhos no dia de seu aniversário, diz ministra
Ex-presidente sul-africano completa seus 95 anos internado no hospital. Mandela também recebeu a visita do presidente Jacob Zuma.
Mandela abre os olhos no dia de seu aniversário, diz ministra
Foto: g1.globo.com

O ex-presidente Nelson Mandela, que completa 95 anos nesta quinta-feira (18) e continua internado em um hospital em Pretória, abriu os olhos e fez gestos, afirmou a ministra da Defesa da África do Sul, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, após uma visita ao centro médico para lhe dar os parabéns.

"Ele abriu os olhos e mexia com a cabeça como quem está querendo dizer: "Estou aqui com você e lhe agradeço pelo que você está fazendo", disse a ministra em frente ao Medi-Clinic Heart Hospital, onde está internado Mandela.

Nosiviwe, que foi ao hospital com um cartão de parabéns para o ex-presidente, agradeceu aos médicos pelos cuidados com Mandela.

"Nunca soubemos se neste dia Madiba estaria nos olhando, sorrindo e alerta", comentou a ministra, citada pela agência de notícias sul-africana "Sapa". "Queremos agradecer aos médicos, pois devemos tudo a eles", acrescentou.

Questionada se os médicos darão alta a Madiba, a ministra disse que "cabe aos médicos dizer quando eles acham que ele (Mandela) estará pronto para ir para casa".

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, também visitou Mandela no hospital. Ele cumprimentou várias pessoas enquanto uma banda militar tocava o hino nacional para a multidão em frente ao centro médico.

Zuma chegou ao hospital poucas horas depois de anunciar em comunicado que o ex-presidente sul-africano está melhorando em "um ritmo constante".

Até o momento, o último comunicado da Presidência, divulgado na semana passada, afirmava que o estado de Mandela era "crítico, mas estável" e que ele respondia bem ao tratamento.

O chefe de Estado sul-africano não deu detalhes sobre a melhora nem falou sobre mudanças no estado de saúde do ex-presidente.

Com centenas de eventos em todo o país, milhões de sul-africanos comemoram nesta quinta-feira o Dia Internacional de Nelson Mandela, que coincide com o 95º aniversário do ex-presidente e prêmio Nobel da Paz.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir