Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-07-2013

Recall da Galzerano atinge 117 mil cadeiras de bebê para carros
Número foi divulgado pela Secretaria Nacional do Consumidor. Campanha para trocar fivelas das cadeiras foi anunciada no dia 12 de julho.
Recall da Galzerano atinge 117 mil cadeiras de bebê para carros
Foto: g1.globo.com

O recall anunciado pela marca de produtos infantis Galzerano atinge 117.193 cadeiras de bebê para automóveis (bebê-conforto) modelo Piccolina, segundo a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. A campanha de recall ocorre em razão do risco de abertura do fecho em caso de batida e eventual desprendimento da criança do dispositivo. Essa peça deverá ser substituída. O número não havia sido divulgado pela empresa na semana passada.

A Galzerano afirmou, de acordo com nota da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, que, quanto aos riscos à saúde e à segurança, há possibilidade de a fivela apresentar problema no fecho, o que acarretaria desprendimento da criança do dispositivo, "com risco de graves lesões".
No último dia 12, além da Galzerano, Burigotto, Peg-Pérego e Chicco anunciaram recall da fivela do cinto de segurança do bebê-conforto.
A campanha envolve o modelo Auto-Fix, da Chicco, equipados com o dispositivo "Daphne 0" e comercializadas entre 1º de janeiro de 2010 e 16 de maio de 2013.
No caso da Burigotto (que também distribui os produtos Peg-Pérego), fazem parte da campanha de recall os modelos Burigotto Neonato, Peg-Pérego Tri-Fix K e Navetta XL, fabricadas entre janeiro de 2010 e maio de 2013. A Galzerano informou que o recall envolve os modelos de bebê conforto do modelo "Piccolina".
De acordo com a Burigotto, a campanha abrange 5.122 produtos colocados no mercado de consumo. Já a Artsana Brasil Ltda (Chicco) informou ao governo que o recall abrange 7.842 unidades.
"Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que o defeito detectado no fecho fornecido pela empresa italiana pode resultar na abertura do cinto de segurança da cadeira/berço em caso de impacto do veículo, o que, segundo o Departamento Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), pode acarretar lesões graves às crianças e a demais ocupantes do veículo", afirmou a secretaria na ocasião, em comunicado.

Tanto a Chicco quanto a Galzerano e a Burigotto publicaram alerta em seus sites no Brasil, com as imagens dos produtos envolvidos no recall e instruções para os consumidores.
Os textos informam que "a Sabelt, empresa líder no setor de segurança infantil e fabricante de cintos e fivelas de segurança, detectou que um modelo específico de fivela poderia apresentar um defeito de produção capaz de comprometer a segurança do artigo".

A Chicco afirma ter utilizado esse modelo de fivela nos produtos Chicco Auto-Fix e Chicco Synthesis (não comercializado no Brasil), vendidos individualmente ou como componentes dos sistemas para passeio Trio Living, S3, Scoop e Tour 4. A Burigotto informa que os modelos envolvidos são o berço portátil para automóveis Burigotto Berço Neonato, e os modelos Navetta XL berço portátil e a cadeira para auto Trifix K, ambos da Peg-Pérego.

A Chicco destaca, entretanto, que não recebeu até hoje qualquer sinalização de defeito por parte do mercado e que o recall é uma "medida de precaução". A Burigotto também afirma que, "mesmo não havendo qualquer notificação de acidente, a Burigotto e a Peg-Pérego, preventivamente, iniciaram uma campanha nacional de controle e verificação".
A Galzerano afirma que não houve registros de acidente envolvendo esse modelo de cinto, e ressalta que o recall não envolve outros modelos da marca, mesmo os que possuam cinto de segurança da Sabelt.

A Sabelt também divulgou um comunicado sobre o problema em sua página na internet, informando as marcas que utilizam a fivela.
No caso da Chicco, mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800 2000210, das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, ou pelo site www.chicco.com.br. A Burigotto coloca o telefone 0800 770 2298 à disposição dos clientes, que também podem obter mais informações pelo site www.burigotto.com.br. Os clientes da Galzerano podem entrar em contato pelo telefone 0800 773 0330, ou preencher o formulário disponível no site para receber um novo cinto pelos Correios.
Detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça (www.mj.gov.br/recall).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir