Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-07-2013

"De protesto em protesto, a gente vai consertando o telhado", diz Lula
Ex-presidente discursou para alunos da Universidade Federal do ABC. Lula disse que se orgulha por ter feito da fome tema central dos debates.

Foto: g1.globo.com

O ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva (PT) comentou nesta quinta-feira (18) a participa��o dos jovens em manifesta��es de rua que acontecem pelo pa�s. "Viva o protesto.

De protesto em protesto a gente vai consertando o telhado", disse Lula, que discursou para uma plateia formada por estudantes da Universidade Federal do ABC (UFABC), em S�o Bernardo do Campo.

Falando diretamente aos estudantes, ele relacionou as manifesta��es com sua pr�pria trajet�ria pol�tica. "De protesto em protesto, um dia voc�s v�o chegar � Presid�ncia da Rep�blica", afirmou. Para ele, o brasileiro est� indo �s ruas em busca de mais conquistas.

"Na Europa, os protestos s�o para n�o perder o que conquistaram. No Brasil, protestos s�o para conquistar mais."

O ex-presidente pediu aos jovens que "n�o neguem a pol�tica". "N�o existe nada pior do que a nega��o da pol�tica. Toda vez que voc�s estiverem p da vida com o Lula, com a Dilma ou com o [Luiz] Marinho (prefeito de S�o Bernardo), n�o neguem a pol�tica. E muito menos neguem os partidos. Em vez de negar a pol�tica, entrem voc�s na pol�tica", disse.

O discurso de Lula encerrou a Confer�ncia Nacional "2003 - 2013: Uma nova pol�tica externa", da universidade em S�o Bernardo do Campo. Os jornalistas n�o puderam acompanhar o evento no audit�rio e assistiram � palestra atrav�s de um tel�o ao ar livre.

Em coluna de opini�o distribu�da pelo "New York Times" nesta ter�a-feira (16), Lula afirmou que os protestos de rua no pa�s se trataram de um movimento para "aumentar o alcance da democracia e encorajar o povo a atuar mais completamente".

Pol�tica externa

Sobre o tema da confer�ncia, Lula disse que se orgulha de ter colocado a fome como tema central da pol�tica externa em seus mandatos. Lula iniciou a conversa com estudantes ressaltando a import�ncia da escolha de Celso Amorim como ministro das Rela��es Exteriores.

Ele lembrou sua visita aos Estados Unidos no in�cio do governo, apontando que se mostrou cr�tico � guerra do Iraque. Segundo Lula, � �poca ele disse que a guerra do Brasil era contra a fome. O ex-presidente brincou com a plateia e disse que continua viajando. "� um jeito de n�o encher o saco da [presidente] Dilma", afirmou.

Al�m da centralidade do tema fome em suas a��es diplom�ticas, Lula disse que o per�odo recente vivido na Am�rica Latina foi o mais progressista e de esquerda. Ele lembrou que foi nesta �poca a primeira reuni�o dos pa�ses latinos sem a presen�a de EUA e do Canad�.

Lula n�o quis comentar o fato de o Brasil n�o ter concedido asilo ao ex-t�cnico de intelig�ncia Edward Snowden, mas elogiou o rapaz. "Acho que esse rapaz esta prestando um servi�o � democracia ao denunciar um pa�s presidido por um homem como Obama. Espero que ele n�o tenha ouvido minhas conversas. Acho que esse cara (Snowden) merece respeito", disse sobre o homem que revelou programas secretos de espionagem dos EUA.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir