Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-07-2013

Opositor condenado à prisão vai recorrer em liberdade na Rússia
Sentença de 5 anos de prisão foi "grande surpresa", disse Alexei Navalny. Ativistas avaliação que decisão foi motivada por sua oposição a Putin.
Opositor condenado à prisão vai recorrer em liberdade na Rússia
Foto: AFP

Um tribunal russo concedeu nesta sexta-feira (19) liberdade vigiada para o opositor Alexei Navalny até que seja examinado em apelação o recurso apresentado contra sua condenação a cinco anos de prisão.

"O pedido da promotoria deve ser cumprido", declarou o juiz do tribunal de Kirov, uma cidade situada a 900 quilômetros a leste de Moscou, onde na véspera a pena foi pronunciada. Logo depois, Navalny foi libertado e abraçou sua esposa na sala do tribunal.
Navalny e seu co-acusado Piotr Ofitserov foram libertados imediatamente no tribunal e Navalny abraçou sua esposa Yulia, indicou um correspondente da AFP.

"É uma grande surpresa!", exclamou Navalny depois de ser libertado da caixa de vidro onde estavam os acusados. "O que está acontecendo é um fenômeno sem precedentes no sistema judicial russo", acrescentou.

Este veredicto foi dado depois que os promotores pediram subitamente ao tribunal que libertasse Navalny até o fim do processo de apelação, quando sua sentença será aplicada plenamente se sua condenação for mantida.

Navalny era candidato às eleições municipais em Moscou no dia 8 de setembro e tinha a intenção de se apresentar às presidenciais de 2018. Foi condenado por roubo, acusações que ele nega.

Se a condenação for confirmada, não poderá se candidatar a nenhum cargo político.
A polícia russa deteve cerca de 200 pessoas durante protesto realizado na noite de quinta-feira (18), no centro de Moscou, contra a condenação. Eles afirmavam que a decisão foi tomada por motivos políticos, por conta da oposição de Navalny ao governo do presidente Vladimir Putin.

"O número exato de detidos será oferecido pela polícia. Trata-se de cerca de 200 pessoas que tentaram bloquear as ruas e não atenderam às chamadas dos agentes policiais", afirmou o chefe do departamento, Alexei Mayorov, à agência local "Interfax".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir