Categoria Economia  Noticia Atualizada em 19-07-2013

Detroit declara bancarrota
O ber�o da ind�stria autom�vel norte-americana � a maior cidade dos EUA a cair na fal�ncia..
Detroit declara bancarrota
Foto: visao.sapo.pt

A cidade de Detroit, no estado do Michigan, nos EUA, declarou bancarrota e pediu, nesta quinta-feira, a um tribunal federal prote��o contra os credores. � a maior cidade norte-americana a declarar fal�ncia, segundo a imprensa norte-americana.

As edi��es online dos principais jornais norte-americanos avan�aram com a not�cia quando era quinta-feira � noite na Europa: uns citando despachos de ag�ncia, outros com pe�a pr�pria, d�o conta de um desfecho que se adivinhava e que acabou por se concretizar.

A cidade que � considerada o ber�o da ind�stria autom�vel norte-americana, e que foi fundada h� mais de 300 anos, n�o consegue sair do po�o de d�vidas em que tem vindo a afundar-se e, por isso, pediu prote��o judicial ao abrigo do cap�tulo 9 do c�digo de fal�ncias, que s� se aplica �s entidades municipais. Este artigo n�o prev� a liquida��o da entidade que declara fal�ncia � como no caso de uma empresa �, mas antes uma reorganiza��o do munic�pio. Um processo que foi usado 60 vezes nos EUA, desde a d�cada de 1950, mas que agora envolve o maior dos munic�pios falidos at� agora.

Em 2009, a Administra��o Obama ajudou financeiramente a salvar dois dos grandes nomes da ind�stria autom�vel de Detroit, a General Motors e a Chrysler. Mas desta vez, a Casa Branca n�o p�s dinheiro � disposi��o do munic�pio para tentar inverter uma situa��o financeira cuja gravidade fica patente no d�fice or�amental anual de 100 milh�es de d�lares.

O principal jornal local, The Detroit News, relatava h� uma semana a resposta da Casa Branca a perguntas de jornalistas sobre a situa��o dif�cil de Detroit. Durante uma confer�ncia de imprensa em Washington, um porta-voz da Administra��o Obama, Jay Carney, declarou que o Presidente "estava a par da situa��o de Detroit", e que respons�veis federais e locais continuavam "em contacto", mas frisou que desconhecia "qualquer plano ou proposta que o Presidente tenha". "Mas estamos cientes da situa��o", frisou.

O valor da d�vida, adianta por seu lado o New York Times, n�o � consensual, variando as estimativas "entre os 18 bili�es e os 20 bili�es de d�lares". Isto d� entre 13.700 milh�es a 15.200 milh�es de euros, segundo a atual taxa de c�mbio. A Reuters cita estimativas de 18.500 milh�es de d�lares.

De acordo com o jornal de maior expans�o, o USA Today, o pedido de prote��o formulado nesta quinta-feira d� in�cio a um per�odo de 30 a 90 dias, durante o qual ser� avaliado se o caso Detroit pode ou n�o enquadrar-se no referido cap�tulo 9. Em caso afirmativo, ser� feita uma sele��o dos credores que poder�o vir a reaver as d�vidas, face aos recursos limitados que a cidade tem para oferecer, explica o mesmo jornal.

O maior Dave Bing (do Partido Democrata) tem tentado inverter a situa��o, ao captar investimento privado para a baixa da cidade. Por�m, os resultados e proveitos da� decorrentes s�o uma gota no oceano das d�vidas municipais.

Para a cidade, frisam dois jornalistas do NYT, este desfecho, � uma "recorda��o dolorosa da ascens�o e queda da cidade". Na d�cada de 1950, Detroit registava 1,8 milh�es de habitantes. Atualmente est� reduzida a 700 mil moradores, dezenas de milhares de edif�cios vazios e abandonados (78 mil segundo a Reuters) e ruas sem ilumina��o. "Foi uma decis�o dif�cil e dolorosa, mas acredito que n�o outra sa�da vi�vel", argumentou o governador do Michigan, Rick Snyder (conservador do Partido Republicano), numa carta remetida ao tribunal.

Segundo a Reuters, nessa carta que acompanha o pedido de prote��o judicial, o governador declara que aprovou um pedido do gestor externo nomeado para negociar uma sa�da, Kevyn Orr, que foi quem solicitou o in�cio do processo judicial de prote��o contra credores. "A cidade n�o disp�e de receitas suficientes para assegurar as suas obriga��es, e a situa��o s� ir� piorar se n�o for tomada esta medida", escreveu Snyder.

Mesmo que o processo de fal�ncia possa ser, a longo prazo, transformado num novo in�cio para Detroit, espera-se que o impacto a curto prazo seja mais desemprego, e mais dificuldades. Al�m disso, fica tamb�m, o estigma. Ao respons�vel pelas finan�as do Michigan, Snyder escreveu ainda que imagina que muitos dir�o que a cidade "bateu no fundo". Por�m, acredita que ser� uma hip�tese de um recome�o, sem o peso da d�vida que n�o consegue pagar".

Nas �ltimas semanas, � medida que se adensava o risco de bancarrota, o munic�pio tentava negociar com credores e, ao mesmo tempo, com sindicatos de trabalhadores, na esperan�a de conseguir dilatar prazos de pagamento aos empres�rios e cortar nos benef�cios aos trabalhadores.

Em Junho, h� cerca de um m�s, Orr apresentou um plano que deixaria muitos credores com muito menos para receber (dez c�ntimos por cada d�lar em d�vida), avisando que recorreria sem hesita��o � declara��o de bancarrota caso as negocia��es se embrulhassem num impasse. Recentemente, dizem diferentes jornais americanos, o munic�pio falhou o pagamento de 40 milh�es de d�lares devidos ao fundo de pens�es da cidade.

Segundo o gabinete de estat�sticas norte-americano, o US Census Bureau, Detroit tinha, em 2010, 10% de popula��o branca, muito longe dos 78,9% de brancos no Michigan. Nesse ano, a maioria da popula��o era negra (78,9%), contrariando a tend�ncia do estado, onde apenas 14,2% da popula��o era afro-americana.

O Michigan, situado na regi�o dos Grandes Lagos, fazendo fronteira com o Canad�, tem dado a vit�ria aos Democratas nas presidenciais desde 1992. � o nono mais populoso do pa�s e o 11.� em �rea.

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir