Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-07-2013

Papa deve saudar 50 mil durante trajeto com papamóvel em Aparecida
Pontífice deve percorrer quatro vias em um trajeto de 1,1 quilômetro. Veículo trafega em média a 20 km/h; percurso deve ser feito em 25 minutos.
Papa deve saudar 50 mil durante trajeto com papamóvel em Aparecida
Foto: www.diariodolitoral.com.br

Cerca de 50 mil fiéis devem receber as saudações e a bênção do Papa Francisco durante a passagem do papamóvel pelas ruas de Aparecida, no interior de São Paulo, no próximo dia 24, ocasião em que o pontífice estará na cidade para celebrar uma missa no Santuário Nacional. A maioria do público de 200 mil fiéis que são esperados na cidade no dia da visita deve ver o pontífice no entorno da Basílica pelos telões durante a celebração e no término da missa, quando ele irá para a tribuna acenar para os católicos.

O papamóvel, que não deve ultrapassar a velocidade de 20 km/h, vai percorrer quatro ruas, como a avenida Getúlio Vargas, pela saída em frente a Rádio e TV Aparecida; rua Anchieta, praça Doutor Benedito Meirelles e avenida Barão do Rio Branco, onde está o Seminário Bom Jesus, local onde o Papa irá almoçar e descansar após a missa. O trajeto terá 1,1 quilômetro de extensão que será percorrido em cerca de 25 minutos.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Transportes de Aparecida, o pontífice usará o papamóvel em duas ocasiões - por volta das 12h após a missa na Basílica e às 16h, no retorno do Papa após repouso no Seminário Bom Jesus, onde irá embarcar no helicóptero para voltar ao Rio de Janeiro. Antes de passar pelas ruas da cidade com o papamóvel, o pontífice vai percorrer a praça central do santuário em um carro.

Para o bispo auxiliar de Aparecida, dom Darci Nicioli, apesar de não ser o principal momento de contato do pontífice com os fiéis, o trajeto a bordo do papamóvel deve ser um momento especial. "Será um momento de carinho da cidade com Papa Francisco, um encontro com moradores e comerciantes que estarão neste trajeto o saudando", afirmou. O papamóvel chegou no Rio de Janeiro no último dia 15.

Segurança
De acordo com o secretário de Segurança de Aparecida, Marcelo Monteiro Gonçalves, para auxiliar a segurança do pontífice e delimitar a área do trajeto do papamóvel, serão usadas cerca de 1.200 grades de 1,20 metro de altura em toda a extensão que será percorrida pelo Papa Francisco.

A área do trajeto será isolada pelas grades na tarde do dia 23 e passa a ser monitorada pelos agentes de segurança. A partir das 6h do dia 24 será interrompido o tráfego de veículos no trecho. "Quem vier de ônibus terá que acessar a cidade pela Dutra, na altura do km 74. Quem vier de carro pode utilizar a saída do km 71 até o Santuário ou sentido bairro Santa Rita à direita", explicou.

O secretário informou ainda que foram suprimidas três lombadas da Avenida Barão do Rio Branco para facilitar a passagem do veículo do pontífice. A segurança será feita por militares, agentes da Policia Federal, com apoio da Guarda Civil. Será distribuído material gráfico aos romeiros com a informação sobre o trajeto do pontífice.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir