Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-07-2013

Vice americano telefona para Dilma e diz lamentar caso de espionagem
Biden disse a Dilma que "lamenta muito" a repercuss�o negativa do caso. Segundo ministra, Dilma disse esperar "explica��es e mudan�as de pr�ticas".
Vice americano telefona para Dilma e diz lamentar caso de espionagem
Foto: www.agorams.com.br

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, telefonou nesta sexta-feira (19) para a presidente Dilma Rousseff para dar explica��es sobre as recentes den�ncias de espionagem de cidad�os e institui��es brasileiras. Segundo informou a ministra da Comunica��o Social, Helena Chagas, Biden disse a Dilma que "lamenta muito" a repercuss�o negativa do caso na sociedade brasileira.

A liga��o foi feita �s 19h e durou 25 minutos, de acordo com a ministra. O vice americano "lamentou muito a repercuss�o negativa do que aconteceu na sociedade brasileira e reiterou a disposi��o do governo americano de dar informa��es complementares sobre o tema", disse Helena Chagas.

Dilma, de acordo com a ministra, disse esperar "explica��es e mudan�as de pr�ticas". "Em nome da seguran�a n�o se pode infringir a privacidade dos cidad�os e at� a soberania de um pa�s", disse a presidente ao americano.

As den�ncias de espionagem foram reveladas na semana passada pelo jornal "O Globo", que mostrou que, na �ltima d�cada, pessoas residentes ou em tr�nsito no Brasil, assim como empresas instaladas no pa�s, se tornaram alvos de espionagem da Ag�ncia de Seguran�a Nacional dos Estados Unidos (National Security Agency - NSA, na sigla em ingl�s) por telefonemas e e-mail. Reportagem tamb�m mostrou que at� 2002 funcionou em Bras�lia uma esta��o de espionagem onde agentes da NSA trabalharam em conjunto com a Ag�ncia Central de Intelig�ncia (CIA) norte-americana.

Na conversa por telefone, Joe Biden reiterou o convite j� feito pelo embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, para que uma delega��o brasileira v� a Washington com o objetivo de receber "explica��es t�cnicas e pol�ticas detalhadas" sobre o assunto, de acordo com a ministra.

A presidente brasileira aceitou o convite e disse que enviar� uma delega��o. N�o h� defini��o sobre a data da visita nem dos integrantes da comiss�o que ir� a Washington, segundo Helena Chagas.

"Dilma expressou sua grande preocupa��o com o que houve, com a viola��o da privacidade de brasileiros e de institui��es de Estado brasileiras e espera esclarecimentos n�o apenas para o governo, mas tamb�m para a sociedade", relatou a ministra.

Dilma tamb�m pediu mudan�as de procedimentos para "n�o haver risco no futuro de viola��o de privacidade".

De acordo com a ministra, a visita de Estado que Dilma far� aos Estados Unidos em 23 de outubro deste ano est� mantida. Joe Biden reiterou, durante o telefonema, que a rela��o com o Brasil � "muito importante" para aquele pa�s.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir