Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-07-2013

Homem detona bomba no aeroporto de Pequim
O homem, chamado Ji Zhongxing come�ou a gritar na zona de seguran�a do aeroporto, e quando soldados se aproximaram ele detonou a bomba.
Homem detona bomba no aeroporto de Pequim
Foto: midiacon.com.br

Pequim - Um homem em uma cadeira de rodas detonou neste s�bado uma bomba, aparentemente de fabrica��o caseira, no Terminal 3 do aeroporto de Pequim (China), deixando apenas o pr�prio autor do ataque ferido, informou a televis�o estatal "CFTV".

A explos�o, que segundo a ag�ncia oficial "Xinhua" causou um forte estrondo, aconteceu por volta das 18h24 locais (7h24 de Bras�lia) na �rea mais moderna do aeroporto, aberta em 2008 devido ao aumento de voos surgido com a realiza��o dos Jogos Ol�mpicos.

O homem, chamado Ji Zhongxing e natural da prov�ncia de Shandong, come�ou a gritar na zona de seguran�a do aeroporto, e quando soldados se aproximaram ele detonou a bomba, relataram � Ag�ncia Efe testemunhas.

Fotos do homem com os bra�os para o alto, tentando chamar a aten��o dos passageiros que passavam pelo local, e imagens posteriores � explos�o, com a zona do atentado coberta de fuma�a, foram divulgadas amplamente nas redes sociais chinesas, especialmente a Sina Weibo, similar ao Twitter.

Segundo a pol�cia, o homem est� se recuperando dos ferimentos em um hospital de Pequim e fabricou o explosivo com fogos de artif�cio que podem ser adquiridos em lojas do ramo.

A explos�o provocou o fechamento tempor�rio de algumas �reas do aeroporto.

Ji � autor de um blog no qual mostra ferimentos que teriam sido causados por um espancamento e acusa as autoridades de n�o o ajudarem com seus problemas econ�micos e de sa�de.

Tamb�m foi divulgado nas redes sociais chinesas uma suposta carta de Ji na qual ele se queixa de ter ficado paralisado ap�s ter sido agredido por uma for�a de seguran�a do pa�s conhecida como "chengguan", conhecida por ter protagonizado violentas agress�es a cidad�os.

Nesta semana, a morte no centro da China de um vendedor de melancias em um dist�rbio com a "chengguan" causou revolta da opini�o p�blica.

No passado, ocorreram na China ataques em zonas p�blicas por parte de trabalhadores que perderam o emprego, pessoas desesperadas por problemas de sa�de e situa��es similares, embora nunca tenha acontecido em um lugar com tanta seguran�a e o enorme fluxo de pessoas como o aeroporto de Pequim. EFE

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir