Categoria Economia  Noticia Atualizada em 20-07-2013

Apesar de queda, Bovespa caminha para melhor semana do ano
�ndice opera em queda perto do final do preg�o, dando fim a uma sequ�ncia de quatro altas consecutivas.
Apesar de queda, Bovespa caminha para melhor semana do ano
Foto: www.dci.com.br

S�o Paulo - A Bovespa operava em queda nesta sexta-feira, perto do final do preg�o, dando fim a uma sequ�ncia de quatro altas consecutivas, com investidores aproveitando para realizar lucros ap�s um desempenho que caminha para marcar a melhor semana em 2013.

�s 16h12, o Ibovespa ca�a 0,78 por cento, a 47.284 pontos. O giro financeiro do preg�o era de 3,39 bilh�es de reais.

"O mercado acumulou uma forte alta na semana, ent�o o movimento de queda � mais uma realiza��o em um dia fraco de not�cias", afirmou o estrategista Carlos Manuel de Sousa, da Lopes Filho e Associados.

Contribu�am para puxar o �ndice para baixo a a��o preferencial da mineradora Vale e a ordin�ria da BM&FBovespa.

Na outra ponta, ajudavam a evitar uma queda maior a a��o da incorporadora Gafisa, que chegou a subir mais de 7 por cento na m�xima do dia, e a preferencial da operadora de telecomunica��es Oi.

Apesar do movimento de baixa, o Ibovespa acumulava alta de mais de 3,8 por cento na semana at� a tarde desta sexta, superando o ganho de 2,72 por cento registrado entre 4 e 8 de mar�o, at� ent�o a melhor semana do ano. O avan�o semanal ocorreu na esteira do bom desempenho das bolsas do exterior, com os principais �ndices dos Estados Unidos atingindo m�ximas hist�ricas.

O rali foi impulsionado por declara��es do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, que reiterou que a institui��o ser� cautelosa em seu cronograma de retirada de est�mulos monet�rios, al�m de indicadores e resultados corporativos cuja repercuss�o foi favor�vel. "Nos EUA o quadro desanuviou um pouco, principalmente com os discursos do Bernanke. Ent�o acredito que hoje a bolsa realiza, mas pode retomar na semana que vem a trajet�ria de alta e buscar os 50 mil pontos", afirmou economista-chefe da SulAm�rica Investimentos, Newton Rosa.

Nesta sexta-feira, o �ndice Dow Jones ca�a 0,14 por cento enquanto o Nasdaq tinha recuo de 0,8 por cento e o S&P 500 operava praticamente est�vel.

Na v�spera, o Ibovespa chegou a superar o patamar dos 48 mil pontos, mas devolveu os ganhos mais tarde na sess�o. Segundo analistas, por�m, ainda n�o � poss�vel falar em um avan�o mais consistente da bolsa em prazos mais longos. At� o fechamento da sess�o de quinta-feira, o Ibovespa acumulava desvaloriza��o de 21,8 por cento em 2013.

"Estamos passando por per�odos de altas e baixas, a curto prazo a situa��o n�o � muito boa", afirmou Sousa, da Lopes Filho e Associados. "O importante agora � o governo distinguir o que vai fazer daqui para a frente para recuperar a credibilidade." Em entrevista � Reuters publicada nesta sexta-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a economia brasileira pode crescer entre 2,5 e 3 por cento em 2013, diante de um cen�rio de instabilidade que abateu os mercados recentemente e depois das manifesta��es populares que eclodiram em todo o pa�s.

At� ent�o, as contas de Mantega apontavam para expans�o do Produto Interno Bruto (PIB) de 3 por cento neste ano.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir