Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-07-2013

Moradores de comunidade do Rio se preparam para receber o Papa
Na quinta-feira (25), o Santo Padre visita a comunidade de Varginha, no complexo de favelas de Manguinhos.
Moradores de comunidade do Rio se preparam para receber o Papa
Foto: g1.globo.com

Na quinta-feira (25), o Santo Padre visita a comunidade de Varginha, no complexo de favelas de Manguinhos. Alguns moradores j� sonham com a oportunidade de chegarem pr�ximos do l�der mundial da Igreja Cat�lica.
Silva, Santos, Gomes, Ferreira, Oliveira. Nomes comuns do Brasil, fam�lias especiais. Porque estas s�o candidatas a receber o Papa em casa.
Na quinta-feira (25), o Santo Padre visita a comunidade de Varginha, no complexo de favelas de Manguinhos.
A regi�o era marcada pela viol�ncia e por cracol�ndias at� a ocupa��o pela pol�cia em outubro de 2012. Em janeiro deste ano, foi inaugurada uma Unidade de Pol�cia Pacificadora.
Setecentas e cinquenta comunidades poderiam receber o Papa. Dentro delas, tantos trajetos poss�veis, tantas ruas. E a escolhida foi esta. Daqui a quatro dias, o Papa Francisco vai caminhar por aqui e, de surpresa, vai entrar por uma dessas portas.
Dona Amara Oliveira j� est� esperando na cal�ada.
Fant�stico: Pronta para receber o Papa?
"Pronta, feliz e ansiosa", conta dona de casa Amara Oliveira.
Num sonho, ela at� j� enxergou o Papa Francisco entrando por este port�o.
O sonho da Dona Amara s� tinha um problema: a mitra do Papa ficava entalada em um ferro que ela tem na entrada da casa. Mas mesmo com a cabe�a descoberta, o Papa ficava encantado com tanta demonstra��o de f�.
O crucifixo foi polido e est� enrolado em um pl�stico para n�o pegar poeira.
"Eu e minha casa serviremos ao senhor", diz Dona Amara.
Dona Amara toma 14 comprimidos por dia. Cora��o, press�o, colesterol, articula��es. Mas com uma visita t�o importante, o corpo ganhou outro �nimo.
"Ainda t� aqui com 82, mas com for�a de 40", conta Dona Amara.
O Papa Francisco j� mora em um lugar de honra, ao lado de Nossa Senhora de F�tima. Mas se o homem da foto entrar de verdade na sala...
"O joelho cai no ch�o e o cora��o cai pela boca. Eu quero pegar a m�ozinha dele assim e beijar, j� pensou?", agradece Dona Amara.
As sete fam�lias candidatas moram em uma extens�o de 150 metros da Rua Carlos Chagas.
Cida e Jos� Maur�cio Gomes est�o dispostos a um pequeno truque para chamar a aten��o do Papa: junto � camisa do Fluminense, pendurar outras cores, do time de cora��o do argentino Jorge Bergoglio.
"Eu tenho esperan�a de conseguir comprar uma bandeira muito grande do San Lorenzo para botar ali fora para atrair o olhar dele", revela o carteiro Jos� Maur�cio Gomes.
Mesmo visitando s� uma fam�lia, o Papa vai passar muito perto de todos os moradores. Todas as casas est�o de portas abertas. Manoel e L�cia da Penha abriram a janela tamb�m.
"Se n�o vim na minha casa eu fico feliz. N�s ficaremos felizes. Porque atrav�s dessa casa que vai ser, a nossa vai ser aben�oada", acredita a dona de casa L�cia da Penha.
Dona Rosa dos Santos tem fam�lia grande. Aqui, umas 20 pessoas v�o ficar esperando por Francisco.
"Cora��o de m�e sempre cabe mais um, principalmente o Papa", fala a Dona Rosa.
E os beijos que ganha do neto, Dona Maria Ferreira quer retribuir no Papa.
"Vou beijar ele. Vai beijar o Papa? Nem sei o que eu vou falar, vou � chorar, sou emocionada", revela a dona de casa Maria Ferreira.
Mas em outra casa o Papa n�o vai ganhar nem abra�o. Porque os moradores est�o com os bra�os ocupados. Nenhuma outra casa da rua tem os enfeites que Shirlene e Ja�lson da Silva acabaram de ganhar. As g�meas Yasmin e Sophia chegaram h� 12 dias.
"Vai ficar marcado: as meninas do Papa", se diverte Ja�lson.
E assim a comunidade espera: dividida entre as pessoas que sonham com a visita do Papa e aquelas que, mesmo quando ele chegar, v�o continuar sonhando.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir