Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 22-07-2013

A caminho do Brasil, Papa se diz preocupado com jovens sem trabalho
Francisco tamb�m condenou "cultura de rejei��o aos idosos". Pont�fice argentino vem ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude.
A caminho do Brasil, Papa se diz preocupado com jovens sem trabalho
Foto: www.jn.pt

O Papa Francisco manifestou nesta segunda-feira (22), em entrevista no voo entre a It�lia e o Brasil, preocupa��o com o que chamou de "uma gera��o de jovens sem trabalho".

Segundo o Papa, a crise mundial est� cansando muitos danos aos jovens, e corre-se o risco de haver uma gera��o que nunca teve trabalho.

"A crise mundial n�o gerou boas coisas para os jovens. Na semana passada, examinei a porcentagem de jovens sem trabalho. Corremos o risco de ter uma gera��o que jamais teve um trabalho", disse o pont�fice, que vem ao Rio, na sua primeira viagem internacional no cargo, para participar da Jornada Mundial da Juventude.

"Essa primeira viagem � para encontrar os jovens, a quem quero encontrar n�o isolados, mas em meio ao tecido social. Em sociedade, pois quando isolamos os jovens, fazemos uma injusti�a, pois lhe retiramos o sentido de pertencimento", disse o Papa aos jornalistas que o acompanham no voo.

Francisco tamb�m condenou a "cultura de rejei��o aos idosos" que geralmente impera no mundo contempor�neo e disse que a sociedade precisa da "sabedoria" dos mais velhos.
"Um povo avan�a com os dois (jovens e velhos)", disse. "As pessoas anci�s t�m a sabedoria, a hist�ria, a p�tria, a fam�lia. Todos precisamos deles."

Respeitando seu estilo simples e franco, o Papa cumprimentou um por um todos os 70 jornalistas a bordo. Ele confessou que evita dar entrevistas porque considera "esgotador".
O avi�o com o Papa saiu de Roma pouco antes das 9hlocais (4h de Bras�lia). Sempre simples, chegou ao avi�o carregando ele mesmo sua bagagem de m�o, uma maleta preta.

Antes do embarque, o escrit�rio de imprensa da Santa S� havia dito que o pont�fice n�o iria dar entrevistas no avi�o, como costumavam fazer seus antecessores Jo�o Paulo II e Bento XVI.

Mas, ao se comparar com o profeta Daniel quando foi lan�ado ao po�o dos le�es, o pont�fice brincou dizendo que os jornalistas n�o pareciam t�o "ferozes".
Ao fim da entrevista, o Papa agradeceu aos jornalistas pela "companhia" e os convidou a "colaborar" com ele "pelo bem da sociedade".

O voo de Francisco deve chegar ao Rio de Janeiro �s 16h.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir