Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-07-2013

Partido de Marina tem 100 mil assinaturas validadas em cartório
Rede precisa de 500 mil assinaturas para conseguir registro eleitoral. Partido diz que já coletou 800 mil, mas ainda não enviou todas aos cartórios.
Partido de Marina tem 100 mil assinaturas validadas em cartório
Foto: g1.globo.com

O novo partido da ex-senadora Marina Silva, a Rede Sustentabilidade, informou que, até agora, conseguiu validar 100 mil assinaturas em cartório para seu registro eleitoral. O número mínimo necessário para que a Rede consiga o registro é de 500 mil assinaturas. A legislação que regulamenta o funcionamento dos partidos (Lei 9096/1995) estabelece que só pode ser registrado na Justiça Eleitoral estatuto de legenda que comprove o apoio do número de eleitores correspondente a 0,5% dos votos válidos dados na última eleição para a Câmara dos Deputados.

A Rede informou que já coletou 800 mil assinaturas, mas ainda não enviou todas aos cartórios. O envio da assinatura ao cartório não é imediato, porque, segundo a assessoria de imprensa da Rede, as assinaturas devem ser conferidas pelo partido e separadas por seção eleitoral, para serem enviadas ao cartório eleitoral da região correspondente.

Ainda segundo a assessoria, os cartórios têm até 15 dias para validar ou não uma assinatura. O partido disse que cerca de 25% das assinaturas estão sendo rejeitadas nos cartórios. A rejeição ocorre, por exemplo, quando o eleitor está em débito com a justiça eleitoral ou quando a assinatura não corresponde com a que o eleitor registrou na seção eleitoral no dia da votação

Devido ao índice de rejeição de cerca de 25%, a Rede continua nas ruas do país coletando as assinaturas. Para concorrer nas eleições do ano que vem, o partido precisa ser registrado até um ano antes do pleito.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir