Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 23-07-2013

Para comentarista, dobradinha brasileira não foi por acaso: dedicação
Luiz Lima destaca determinação e sacrifício de nadadoras brasileiras na prova da maratona aquática contra as melhores do mundo, em Barcelona.
Para comentarista, dobradinha brasileira não foi por acaso: dedicação
Foto: AFP

Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha fizeram história no Mundial de Esportes Aquáticos, que está sendo disputado em Barcelona, na Espanha. Pela primeira vez, duas atletas brasileiras conquistaram o primeiro e o segundo lugar na prova dos 10km da maratona aquática. Para o comentarista Luiz Lima, essa dobradinha é uma conquista que merece ser muito valorizada pela dedicação e competência das atletas brasileiras.

- É uma prova extremamente desgastante, que requer muito tempo de treinamento. Eu, que passei por isso há alguns anos, sei do sacrifício que é, sei perceber o quanto é difícil chegar onde elas chegaram e, mais difícil ainda é se manter. A gente teve a campeã e vice campeã olímpica presentes na prova, campeã mundial, então foi uma prova que elas não foram campeãs por acaso. Elas enfrentaram as melhores do mundo, então a gente tem que valorizar. É uma conquista individual que depende exclusivamente dos atletas, o fator sorte é muito pequeno - disse.

O resultado de Poliana pode ajudar a aumentar a confiança da nadadora após o desempenho aquém do esperado nas Olimpíadas de Londres. Na ocasião, a brasileira abandonou a disputa com um quadro de hipotermia, quando a temperatura do corpo fica abaixo de 35ºC. O normal é cerca de 37ºC.

- Hoje a gente teve condições diferentes, águas abertas tem isso. Pode nadar em água doce, como foi em Londres, ou salgada, como foi em Barcelona, e a gente observou que hoje a temperatura da água estava 24˚C. Em Londres estava 16˚C, a Poliana é magrinha e sentiu muito a água fria em Londres. Mas, hoje, ela deu a volta por cima, foi campeã do mundo na modalidade olímpica.

Na prova desta terça-feira, Poliana terminou o circuito em 1h58m19s2 e faturou a medalha de ouro. Ana Marcela chegou apenas três décimos atrás da compatriota e ficou com a prata. As duas nadadoras já haviam subido no pódio em Barcelona. No último sábado, na prova de 5km, elas faturaram prata e bronze, respectivamente. Segundo Luiz Lima essas conquistas podem aumentar a popularidade do esporte no Brasil.

- Ajuda muito a modalidade aqui no Brasil, que cresce muito e é uma modalidade que inclui, porque você pode ter a Poliana e a Ana Marcela largando em uma prova junto com atletas amadores. Isso faz com que as pessoas se sintam bem. Sempre quando a gente tem sucesso em alguma modalidade, a gente observa um aumento da popularidade e do número de praticantes. Com isso, aumentam as chances de aparecer novos atletas tão bons quanto a Poliana e a Ana Marcela.

As brasileiras ainda podem conquistar mais medalhas para o Brasil. Na próxima quinta-feira, elas voltam para a água na a disputa do revezamento e, no sábado, Ana Marcela ainda encara a prova dos 25km.

Fonte: sportv.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir