Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 23-07-2013

No Twitter, Papa Francisco agradece por "acolhida em terra carioca"
Pont�fice agradeceu ao povo e �s autoridades pela "magn�fica" recep��o. Chegada para a JMJ teve problemas no tr�nsito e manifesta��o.
No Twitter, Papa Francisco agradece por
Foto: bagarai.com.br

Um dia ap�s desembarcar no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco, que passou a noite na sede da Igreja, no Sumar�, no Rio de Janeiro, publicou no Twitter, na p�gina oficial do Vaticano, uma mensagem de agradecimento na manh� desta ter�a-feira (23) pela recep��o dos jovens.

Na mensagem, o Papa Francisco diz: "Obrigado! Obrigado! Obrigado a voc�s todos e a todas as autoridade pela magn�fica acolhida em terra carioca!".

O Pont�fice n�o tem agenda nesta ter�a. Ele permanecer� na sede da Igreja, onde poder� receber visitar e ir� descansar. � tarde, haver� a abertura oficial da Jornada Mundial da Juventude na praia de Copacabana. A Cerim�nia de Acolhida, que ser� celebrada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, est� prevista para come�ar �s 18h e deve receber um p�blico de 500 mil pessoas, segundo a Prefeitura.

O Papa Francisco n�o � esperado no evento. Ele tem a agenda livre no dia. A expectativa dos fi�is, no entanto, � que o pont�fice quebre o protocolo e visite o Cristo Redentor, para acompanhar um grupo de cardeais que escolheu o dia para visitar o Corcovado.

Interdi��es
Treze vias ser�o bloqueadas ao tr�fego de ve�culos em Copacabana. O bairro recebe o primeiro grande evento da Jornada Mundial da Juventude.

No cronograma de interdi��es anunciado pela Secretaria Municipal de Transportes, a pista da Avenida Atl�ntica, junto a orla, ser� fechada e implantada a revers�vel. A partir das 16h, ser� feita a interdi��o da pista junto �s edifica��es entra as Ruas Figueiredo Magalh�es e a Princesa Isabel. "Toda a rede de transporte p�blico vai funcionar normalmente neste dia", afirma o secret�rio Carlos Os�rio.

Estacionamento proibido
Desde a noite de domingo (21), come�ou a opera��o da Prefeitura do Rio, com a implanta��o de algumas �reas de proibi��o de estacionamento. A previs�o de t�rmino das interdi��es � �s 2h do dia 24. Apenas as proibi��es de estacionamento j� implantadas valer�o at� o dia 27, �s 14h.

Quem chegar no Rio de �nibus na quinta (25) e na sexta-feira (26) para os Atos Centrais com o Papa vai ser direcionado para o terminal do Fund�o, na Ilha do Governador, Sub�rbio do Rio. Os �nibus com peregrinos que seguir�o para a Zona Sul ser�o levados para S�o Crist�v�o. E os peregrinos que v�o para Guaratiba, Zona Oeste do Rio, ser�o encaminhados para o Recreio e para Paci�ncia.

Chegada do Papa
O Papa Francisco chegou ao Brasil �s 15h45 desta segunda-feira (22) para presidir a JMJ, desfilou em carro aberto e saudou os jovens em seu primeiro discurso. "Cristo bota f� nos jovens", afirmou o pont�fice argentino, que faz sua primeira viagem internacional desde que foi escolhido sucessor de Bento XVI. O Papa fica no pa�s at� domingo (28).

Francisco foi recebido com flores brancas pela presidente Dilma Rousseff na base a�rea do Aeroporto Internacional do Gale�o, no Rio de Janeiro. Em seguida, percorreu um trajeto, acompanhado por uma multid�o, em tr�s carros, incluindo o papam�vel, e de helic�ptero, at� o Pal�cio da Guanabara, onde ambos discursaram.

"Obrigado pelo seu generoso acolhimento (...). Vim para a JMJ para encontrar os jovens que vieram de todo o mundo atra�dos pelos bra�os abertos pelo Cristo Redentor. Estes jovens v�m de diversos continentes, falam l�nguas diferentes, s�o portadores de variadas culturas e, todavia, em Cristo encontram as respostas para suas mais altas e comuns aspira��es e podem saciar a fome de verdade l�mpida e de amor aut�ntico que os irmanem para al�m de toda diversidade", afirmou.

"Cristo abre espa�o para eles [jovens], pois sabe que energia alguma pode ser mais potente daquela que se desprende do cora��o dos jovens", disse o Papa. "Aten��o, a juventude � a janela pela qual o futuro entra no mundo (...), por isso nos imp�e grandes desafios. A nossa gera��o se demonstrar� � altura da promessa contida em cada jovem quando lhes souber abrir espa�o."

Calor humano
Foram quase 12 horas de viagem ao Brasil. Minutos ap�s descer do avi�o Airbus A330 da Alitalia, que saiu do Aeroporto de Fiumicino, pr�ximo a Roma, �s 8h55 (3h55 em Bras�lia), Francisco cumprimentou autoridades e religiosos que o aguardavam ao longo de um tapete vermelho estendido na pista do Gale�o e ouviu o Hino da Jornada de um coral de 140 crian�as.

Ap�s os cumprimentos, Francisco entrou em um carro em dire��o � Catedral Metropolitana de S�o Sebasti�o, no Centro do Rio. Dezenas de pessoas acenavam durante o trajeto. O carro chegou a ficar detido em um congestionamento. O Papa manteve o vidro aberto, devolvendo as boas-vindas.

Pr�ximo � catedral, o carro foi novamente cercado por uma multid�o, mas o Papa continuou acenando com a janela aberta, protegido por seguran�as.

Protestos
Ao menos tr�s grupos se reuniram no Largo do Machado, na Zona Sul do Rio, para protestar contra a visita do Papa. No in�cio da noite, houve tumulto em frente ao Pal�cio da Guanabara, quando o Papa j� havia deixado o local. Manifestantes jogaram bombas de fabrica��o caseira em policiais, que revidaram com balas de borracha, jatos d�gua e bombas de g�s lacrimog�neo.

Durante a passagem de Francisco pelo Rio, a Opera��o Papa mobilizar� cerca de 13,7 mil homens, 10,2 mil das For�as Armadas, 1,3 mil homens da For�a Nacional de Seguran�a, al�m de agentes e policiais dos �rg�os de Seguran�a e Ordem P�blica. A Pol�cia Militar do Rio afirma que vai empregar 14 mil homens para fazer o patrulhamento da cidade.

Agenda
Na quarta (24), a agenda do Papa come�a com uma visita a Aparecida, no interior de S�o Paulo. Na cidade, ele celebra uma missa no Santu�rio Nacional e almo�a no Semin�rio Bom Jesus. S�o esperados 200 mil fi�is.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir