Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-07-2013

Homem mergulha nas águas do rio Pinheiros, na Zona Sul de SP
Flagra curioso foi feito na tarde do sábado (20). Leitor diz que ele nadou e saiu do rio "como se fosse uma situação comum".
Homem mergulha nas águas do rio Pinheiros, na Zona Sul de SP
Foto: g1.globo.com

Um homem foi visto mergulhando e nadando nas águas poluídas do rio Pinheiros, na altura da estação Santo Amaro do metrô, na tarde do sábado (20). O engenheiro Felipe dos Reis Daniel, responsável pelo flagrante, afirma que esperava um trem no sentido Capão Redondo quando viu a cena curiosa.

"Vi este homem que parecia se preparar para pular no rio Pinheiros apenas de sunga. Ele nadou por cerca de um minuto e então saiu tranquilamente da água como se fosse uma situação comum, se deitou em um pano estendido às margens do rio e por ali ficou tomando sol. Até o momento que peguei o metrô não vi nenhuma autoridade ou segurança indo até o local", afirma.

Nota da Redação: consultado pelo G1, o Corpo de Bombeiros de São Paulo afirma que não recebeu nenhum chamado nesta data alertando sobre o caso.

Sobre os riscos de entrar em contato com a água poluída do rio, o infectologista Ralcyon Texeira, médico da equipe do Hospital Emilio Ribas, de São Paulo, alerta que é possível que o homem tenha contraído alguma doença infecciosa, como diarreia, transmitida por coliformes ou vírus, hepatite A, leptospirose, por entrar em contato com urina de rato, e febre tifoide, causada pela ingestão da bactéria salmonela.

Segundo o infectologista, se a pessoa já entrou em contato com a água do rio, alguns procedimentos de profilaxia são feitos para evitar doenças mais graves. "A gente orienta o tratamento para os sinais da diarreia. Também é preciso tomar um remédio para evitar a leptospirose. Se o contato [com a água] foi muito grande, ele deve ingerir o medicamento durante uma semana", afirma.

Infecções cutâneas também podem aparecer se a pessoa sofreu algum machucado ao mergulhar no local. "Pode tanto uma bactéria entrar e causar a infecção ou alguma bactéria da própria pele pode penetrar na derme e causar a doença", explica o médico.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir