Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-07-2013

Polícia retira deputados que estavam sitiados no Parlamento da Bulgária
Manifestantes protestaram em Sófia contra "oligarquia" que manda no país. Cerca de 20 pessoas ficaram feridas.
Polícia retira deputados que estavam sitiados no Parlamento da Bulgária
Foto: www.dn.pt

A polícia libertou na madrugada desta quarta-feira (24) parte do grupo de 30 deputados, três ministros e vários jornalistas que está bloqueado há mais de oito horas no Parlamento búlgaro, cercado por manifestantes que protestam contra o governo e a "oligarquia que dirige o país".

Cerca de 20 pessoas ficaram feridas.
Ao menos 2 mil manifestantes, segundo o jornalista da AFP no local, rodeavam o Parlamento na noite desta terça-feira, onde três comissões se reuniram durante a tarde para atualizar o orçamento.

Por volta das 3h30 desta quarta-feira (1h30 Brasília), a polícia rompeu a barricada montada pelos manifestantes e avançou com vários veículos em direção do prédio do
Parlamento.

Em seguida, ministros e deputados do Partido Socialista (PSB) e da minoria turca MDL saíram do prédio, mas outros políticos, funcionários e jornalistas permanecem no local.
Ao menos nove pessoas, incluindo dois policiais, ficaram feridos na tentativa de furar o bloqueio. O ministro do Interior, Tsvetlin Yovtchev, afirmou que a polícia não empregou a força, mas que os manifestantes lançaram pedras e outros objetos.

Entre os dirigentes que permanecem bloqueados no prédio estão os ministros da Economia, Dragomir Stoinev; Finanças, Petar Tchobanov, e Trabalho, Hasan Ademov, segundo a polícia.
As forças de segurança haviam realizado uma primeira tentativa de retirar o grupo, com o envio de um ônibus, mas o veículo foi atacado pelos manifestantes e teve seus vidros quebrados.

Aos gritos de "demissão" e "máfia", os manifestantes levantaram barricadas nas ruas próximas ao Parlamento para impedir uma nova tentativa de evacuação.

O presidente da Bulgária, Rossen Plevneliev, fez um apelo aos manifestantes "para que se abstenham de qualquer ação que conduza a uma escalada da tensão e à violação da ordem pública".

O socialista Mikhail Mikov, presidente do Parlamento, anulou a sessão desta quarta-feira afirmando que "não é normal que a vida e a integridade física dos deputados seja colocada em risco".

Milhares de manifestantes protestam diariamente em Sófia contra a corrupção e para exigir novas eleições.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir