Categoria Religião  Noticia Atualizada em 24-07-2013

Frio e filas não desanimam multidão que aguarda Francisco em Aparecida
Mau tempo e excesso de veículos já complicam entrada na cidade; pontífice pousou em São José dos Campos às 9h15.
Frio e filas não desanimam multidão que aguarda Francisco em Aparecida
Foto: www.abola.pt

Frio, chuva, filas e muita espera. Nada disso desanima a multidão de católicos de várias partes do país e também do exterior que já aguardam pelo papa Francisco na cidade de Aparecida, na região do Vale do Paraíba, em São Paulo. Nesta manhã, choveu na cidade e, por volta de 9h, os termômetros marcavam 8 graus. Pelo menos quinze pessoas que passaram a noite em frente ao santuário foram socorridas por apresentarem sinais de hipotermia.

O pontífice saiu do Rio de Janeiro por volta das 8h30 em um jato da Força Aérea Brasileira (FAB) e pousou em São José dos Campos às 9h15, onde já embarcou em um helicóptero que o levará para Aparecida. Ao chegar na cidade, Francisco percorrerá o trajeto até a basílica de papamóvel. Antes da missa, Francisco fará a adoração da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A Polícia Militar avalia a movimentação de fiéis e a situação em Aparecida como "tranquila" e "dentro do esperado". A corporação afirma que não registrou nenhum protesto até o momento. "Se os protestos ocorrem tranquilamente eles não só serão permitidos como protegidos. Agora, se alguma coisa fugir da normalidade, nós temos planejamento para atuar", disse o capitão Antero Baralto. Um total de 2 000 policiais militares atuam na segurança, que é reforçada por homens do Exército.

Soldados e policiais bloquearam as entradas de Aparecida já na terça-feira, revistaram motoristas e cada canto do Santuário Nacional, onde fica a Basílica. Por todos os lados soldados revistaram mochilas e exigiram a identificação de quem se aproximava da basílica. Até bairros pobres e afastados da região onde ficam os hotéis foram ocupados pelo Exército. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não descarta fechar a Via Dutra, principal ligação entre São Paulo e o Rio, caso o trajeto do papa de São José dos Campos e Aparecida seja feito de carro. Com a trégua da chuva que caiu nesta manhã em Aparecida, há chances de que o papa siga de helicóptero para a cidade.

O excesso de veículos e o mau tempo já complicam a entrada em Aparecida, onde o trânsito flui lentamente. Também há muitos vendedores ambulantes na estrada, principalmente de capas de chuva para os fiéis menos prevenidos. Os afortunados que conseguiram uma das 12 000 pulseiras para entrar no santuário, onde Francisco celebra uma missa a partir das 10h30, começaram a passar pelos controles de segurança às 7h da manhã. Quem não conseguiu entrar assistirá à celebração por telões instalados do lado de fora da basílica. No total, 15 000 pessoas assistirão a missa dentro da basílica, entre fiéis, convidados e imprensa.

Segurança – No ar, três helicópteros da PM e dois da Aeronáutica vão ajudar a monitorar o fluxo de trânsito e a vigilância no entorno da basílica. No mirante do Santuário, a mais de 30 metros de altura, cerca de quarenta agentes da Polícia Federal e integrantes da inteligência das Forças Armadas monitoram as ruas por meio de 100 câmeras. "Aqui é o nosso mirante, chamamos esse local de olho da águia. Conseguimos daqui uma visão panorâmica de toda a cidade e da basílica", afirma o general William Abraão, comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel e da operação de segurança.

As chances são grandes de a visita papal ser alvo de novas manifestações. Há informações de pelo menos oito ônibus que saíram de São Paulo para Aparecida com manifestantes na madrugada desta terça-feira. "Será uma manifestação pacífica, cobrando coerência do discurso do papa em relação aos ataques que os pobres brasileiros vêm recebendo dos políticos e da polícia", afirmou Guilherme Boulos, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

O arcebispo emérito de São Paulo, d. Claudio Hummes, defendeu o direito do povo de ir às ruas e afirmou que o papa "saberá dar respostas concretas ao povo". O cardeal arcebispo de São Paulo, d. Odilo Scherer, disse acreditar serem grandes as possibilidades de manifestações e espera "bom senso do povo para que tudo ocorra de forma pacífica". O cardeal de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, d. Raymundo Damasceno, afirmou que o papa "não está preocupado com protestos".

Trânsito – O trecho do quilômetro 71 da Rodovia Nova Dutra, que dá acesso à entrada principal da cidade de Aparecida, está fechado desde às 5h desta quarta-feira. Segundo a Concessionária CCR NovaDutra, o bloqueio foi realizado em decorrência da quantidade de peregrinos que caminha no local. A expectativa é de que 200 000 pessoas acompanhem em telões a missa que será celebrada na Basílica, para 15 000 fiéis.

Para quem vem de São Paulo, a orientação da concessionária é utilizar a saída do quilômetro 75 da Via Dutra e seguir até a cidade pela Avenida Itaguaçu, que tem congestionamento de 1,5 quilômetro próximo a Basílica. Quem vem do Rio de Janeiro deve usar a saída do quilômetro 67, na altura da cidade de Guaratinguetá, e seguir cerca de cinco quilômetros pela Avenida Padroeira do Brasil, que não apresenta lentidão.

Ao chegar na cidade, os motoristas devem se informar com a Guarda Civil Municipal sobre onde estacionar. A cidade tem quatro bolsões para ônibus e carros, já que o estacionamento da basílica está fechado.

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir