Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-07-2013

Missão da ONU chega para preparar investigação sobre uso de armas químicas
O chefe da missão da ONU para a investigação do uso de armas químicas chegou hoje à Síria para encontrar-se com líderes do regime do ditador Bashar al-Assad.
Missão da ONU chega para preparar investigação sobre uso de armas químicas
Foto: www.dn.pt

O sueco Ake Sellstrom é acompanhado de Angela Kane, chefe do escritório da ONU para o desarmamento. Eles viajaram a Damasco a convite do regime sírio para preparar uma futura missão investigativa no país.

A ONU busca indícios do uso de armas químicas na Síria. Tanto o regime de Assad quanto a insurgência culpam um ao outro por essa possível transgressão. Barack Obama, presidente dos EUA, afirmou em mais de uma ocasião que ataques com armas químicas significariam cruzar uma linha vermelha para a ditadura síria.

Sellstrom e Kane devem se reunir com Walid al-Mualim, chanceler sírio, além de especialistas. Apesar da pressão internacional, Assad vem resistindo durante meses meses em permitir que a ONU investigue o assunto no país. Ele afirma, ao lado de sua aliada Rússia, que rebeldes usaram armas químicas em março.

Por enquanto, especialistas da ONU puderam analisar a questão apenas em Khan al-Assal, na província de Aleppo, no norte da Síria. As Nações Unidas pedem acesso especialmente à região de Homs, onde há relatos de uso de armas químicas pelo regime de Assad.

A insurgência síria, iniciada em março de 2011, já deixou ao menos 93 mil mortos, de acordo com estimativas da ONU.

Fonte: tnonline.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir