Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-07-2013

Durante frio recorde, SP tem menos pontos de coleta de agasalhos
Campanha est� em fase de distribuir roupas j� doadas, diz organiza��o. Cerca de 250 parceiros do programa dizem ainda manter caixas de coleta.
Durante frio recorde, SP tem menos pontos de coleta de agasalhos
Foto: g1.globo.com

Com o recorde de baixa temperatura registrado nesta semana, o paulistano que tentar efetuar uma doa��o de roupas e cobertores para a Campanha do Agasalho ter� que procurar bem um ponto de coleta. Dos 1,6 mil parceiros iniciais, apenas 250 mant�m as caixas de coleta, segundo o Fundo Social de Solidariedade do Estado de S�o Paulo (Fussesp), que organiza a campanha. No entanto, alguns dos pontos j� n�o possuem mais os locais para as doa��es, como constatou o G1 nesta quarta-feira (24). Segundo o fundo, a divulga��o da iniciativa foi encerrada em junho e a campanha agora est� recolhendo e distribuindo as doa��es.

A Campanha do Agasalho, com a ajuda de parceiros, distribui caixas de coleta em diversos pontos do estado, como esta��es de Metr� e lojas. Segundo o Fussesp, 1.634 parceiros receberam material de divulga��o e para coleta na primeira fase da campanha, que durou de mar�o a junho. A coleta come�a cedo para as doa��es serem distribu�das antes do inverno chegar. A rela��o de endere�os dos parceiros que disponibilizam as caixas est� no site da Campanha do Agasalho. A assessoria de imprensa da campanha informou que o Fussesp depende dos parceiros para atualizar essa lista no decorrer da campanha.

No in�cio da campanha, foram distribu�das 26 mil caixas para receber as doa��es, informou o fundo. N�o h� um calend�rio, por�m, que fixe datas m�ximas para coleta das roupas e cobertores. Cada parceiro determina quando far� o encerramento e repassar� as pe�as para o governo estadual distribuir. Os parceiros tamb�m prestam contas do que foi arrecadado.

J� n�o � poss�vel, por exemplo, depositar pe�as como cobertores, agasalhos e sapatos nas esta��es Paulista e Luz da Linha 4-Amarela do Metr�. Na primeira, a caixa para dep�sitos foi retirada h� cerca de tr�s semanas, segundo funcion�rios. J� na segunda, a retirada ocorreu h� uma semana, de acordo um funcion�rio que contou que algumas pessoas j� haviam procurado a esta��o para fazer doa��es e n�o conseguiram.

Na esta��o Rep�blica, ainda h� duas caixas de coleta, mas acess�veis apenas passando pelas catracas. "Fica dentro porque sen�o os mendigos roubam", disse uma funcion�ria que n�o quis se identificar. Na tarde desta quarta-feira, havia agasalhos at� a metade das caixas.

A equipe de reportagem visitou ainda um ponto de coleta listado pela Associa��o Comercial de S�o Paulo (ACSP), que estava localizado em uma locadora na Rua Teodoro Sampaio. Segundo a dona do estabelecimento, em 2013 a ACSP n�o enviou as caixas para coleta.

Pe�as recolhidas

A Fussesp diz que 37% das cidades paulistas receberam agasalhos de campanha estadual neste ano, al�m de entidades assistenciais na capital paulista. Ainda n�o h� um balan�o da quantidade total das pe�as doadas. Em 2012, foram recebidas quase 4,7 milh�es itens, entre cobertores, agasalhos e sapatos, e 938 mil pessoas foram atendidas.

Apesar de o Fundo n�o fazer estimativas, � poss�vel ter uma id�ia do andamento da campanha pela evolu��o no incremento de empresas e �rg�os que participaram da campanha. Em 2013, 9,5% mais parceiros coletaram agasalhos.

Algumas entidades informaram seus resultados. A Secretaria de Educa��o aumentou a arrecada��o em 36,3%, alcan�ando 1,5 milh�o de pe�as de roupa. J� a Prodesp e o Poupatempo, entregaram quase 170 mil pe�as.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir