Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-07-2013

Caso Snowden: Congresso americano estuda medidas contra a Rússia
Senado dos Estados Unidos aprova proposta para discutir possíveis sanções a países que ofereçam asilo ao ex-agente da CIA.
Caso Snowden: Congresso americano estuda medidas contra a Rússia
Foto: AFP

Os membros do Senado dos Estados Unidos aprovaram preliminarmente uma moção de exigência ao Governo americano para discutir possíveis sanções contra a Rússia ou qualquer outro país que ofereça asilo ao ex-agente de inteligência Edward Snowden, fugitivo que atualmente está refugiado no Aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, buscando asilo temporário na Rússia.

O Comitê de Dotações do Senado votou o financiamento de um projeto de lei que incluiu uma emenda que obrigará o secretário de Estado americano a consultar os comitês do Congresso sobre possíveis sanções aos países que ofereçam asilo a Edward Snowden, "aí se incluindo a suspensão de privilégios comerciais", segundo informação divulgada pelo Departamento de Estado dos EUA.

A emenda ao projeto foi introduzida pelo Senador Lindsey Graham, republicano da Carolina do Sul, que nas últimas semanas propôs uma série de medidas punitivas contra a Rússia, devido à recusa russa de expulsar Snowden do Aeroporto de Sheremetyevo, no qual o ex-agente da CIA vive numa área de trânsito desde que chegou num voo procedente de Hong Kong em 23 de junho.

O Senador Graham sugeriu no início deste mês que os Estados Unidos deveriam considerar o boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014 se Rússia de fato der asilo a Snowden. E na última semana ele pediu ao Presidente Barack Obama que proponha um novo local para a realização da reunião de cúpula do G20, marcada para São Petersburgo, em setembro.

Edward Snowden, que enfrenta acusações por ter revelado informações secretas dos Estados Unidos – no caso, a violação, pelos serviços de inteligência americanos, de correspondência por internet e telefone de cidadãos de vários países do mundo, inclusive o Brasil –, pediu asilo temporário à Rússia, até agora negado.

Três países latino-americanos já ofereceram asilo político a Snowden: Bolívia, Nicarágua e Venezuela.

Fonte: www.diariodarussia.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir