Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-07-2013

Indignação na Itália após ministra negra ser alvo de banana
A ministra da Integração da Itália, Cécile Kyenge, primeira negra a assumir um cargo ministerial no país, foi vítima de mais um ataque racista nesta sexta, quando uma banana foi arremessada em sua direção, desencadeando uma grande onda de protestos.
Indignação na Itália após ministra negra ser alvo de banana
Foto: midiacon.com.br

Kyenge, que nasceu na República do Congo, fazia um discurso em um comício do Partido Democrático quando uma pessoa da plateia lançou a fruta em sua direção.

A ministra já havia sido alvo de várias ofensas racistas, inclusive da parte de políticos. No dia 13 de julho, foi comparada a um orangotango pelo senador Roberto Calderoli, do partido de extrema direita Liga Norte.

Kyenge, que sempre se recusou a entrar no jogo de seus agressores, reagiu ao ataque com ironia ao declarar que tratava-se de um "desperdiço de comida".

Neste sábado, vários políticos publicaram mensagens de apoio em redes sociais. "Mais um gesto vergonhoso. Solidariedade à ministra Kyenge. Agora, temos que isolar os idiotas", reagiu o prefeito de Roma, Gianni Alemanno.

Já o ministro do Meio Ambiente, Andrea Orlando, expressou sua "absoluta indignação por este ato miserável".

"Kyenge mostrou que a melhor arma diante de atos idiotas e violentos é a ironia", comentou, por sua vez, Nunza De Girolamo, ministra da Agricultura.

Pouco antes do incidentes, membros da associação Forza Nuova deixaram bonecos cobertos de sangue em frente à sede do partido.

O grupo protestava contra a campanha de Kyenge para facilitar a obtenção da nacionalidade italiana de crianças nascidas de pais estrangeiros em solo italiano.

O Forza Nuova negou envolvimento no incidente com a banana.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir