Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-07-2013

Onda de ataques deixa dezenas de mortos no Iraque
H� mais de 50 mortos e 220 feridos em Bagd� e outras regi�es. Comunidade xiita foi o principal alvo.
Onda de ataques deixa dezenas de mortos no Iraque
Foto: diariodigital.sapo.pt

Cinquenta pessoas perderam a vida nesta segunda-feira e mais de 220 ficaram feridas em uma nova onda de atentados em bairros de Bagd�, que, em sua maioria, contam com uma popula��o predominantemente xiita.

Em Bagd�, 11 carros-bomba explodiram em nove bairros diferentes, dos quais ao menos sete eram de maioria xiita, e deixaram 34 mortos e mais de 130 feridos.

Em Cidade Sadr, bairro xiita de Bagd�, um carro-bomba explodiu em uma pra�a onde estavam reunidos oper�rios em busca de trabalho. A explos�o lan�ou pelos ares um micro-�nibus a mais de 10 metros de dist�ncia e destruiu as janelas de v�rias lojas, segundo um fot�grafo da AFP. Outra bomba que explodiu na regi�o teve como alvo lojas de materiais de constru��o.

Outro carro-bomba explodiu em Mahmudiya, 30 km ao sul da capital, matando ao menos duas pessoas e ferindo outras 25.

Em Kut, uma cidade de maioria xiita 160 km ao sul de Bagd�.

Mais dois dois carros-bomba explodiram em Samawa, outra cidade xiita situada 280 km ao sul de Bagd�.

Mais um carro-bomba explodiu em Basra, cidade portu�ria do sul do pa�s tamb�m de maioria xiita.
Desde o in�cio de julho, a viol�ncia deixou mais de 780 mortos, o que eleva a mais de 3.000 o balan�o desde o in�cio do ano, segundo um balan�o realizado pela AFP.

A viol�ncia piorou nos �ltimos tr�s meses, retornando aos n�veis de 2008 ap�s a guerra civil entre sunitas e xiitas que deixou dezenas de milhares de mortos em 2006 e 2007.

O aumento da viol�ncia est� vinculado ao ressentimento da popula��o sunita, no poder sob o regime de Saddam Hussein, com a maioria xiita atualmente no poder e a quem acusa de praticar discrimina��es.

No ano passado tiveram in�cio manifesta��es sunitas para exigir a liberta��o de suspeitos presos conforme uma lei antiterrorista que permite a sua deten��o de maneira quase ilimitada.

A crise alcan�ou um pico no dia 23 de abril, quando as for�as de seguran�a e os manifestantes, em sua maioria desarmados, segundo a ONU, se enfrentaram perto da cidade de Hajiwah (norte), deixando 53 mortos.

Ataques com bomba maci�os e coordenados contra a popula��o civil ocorrem uma ou duas vezes por semana em m�dia, enquanto outros atentados, com alvos mais espec�ficos, atingem diariamente as for�as de ordem.

Grupos vinculados � rede extremista da Al-Qaeda s�o considerados, em grande medida, os respons�veis pelos atentados recentes contra civis, cometidos provavelmente com o objetivo de relan�ar a guerra civil, segundo observadores.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir