Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 30-07-2013

Nasa captura "buraco" gigante na atmosfera do Sol
Uma sonda da Nasa e da Ag�ncia Espacial Europeia (ESA, na sigla em ingl�s) registrou um buraco gigante na atmosfera solar, na �rea do polo norte do Sol.
Nasa captura

A sonda Observat�rio Solar e Heliosc�pico (Soho, na sigla em ingl�s) capturou a imagem do buraco gigantesco no dia 18 de julho.

A Nasa afirma que os buracos, chamados de coronais, s�o regi�es escuras de baixa densidade da camada mais externa da atmosfera solar, chamada de corona. Estes buracos t�m pouco material solar, temperaturas mais baixas e, por isso, aparecem mais escuros nas imagens.

Os buracos coronais s�o ocorr�ncias t�picas do Sol, mas costumam aparecer em outros lugares e com mais frequ�ncia em momentos diferentes do ciclo de atividade solar, que dura cerca de 11 anos.

O ciclo de atividade solar atualmente est� se encaminhando para o chamado m�ximo solar, um pico na atividade que deve ocorrer no final de 2013. Durante esta parte do ciclo, o n�mero de buracos coronais diminui. No pico da atividade solar, os campos magn�ticos no Sol mudam e novos buracos coronais aparecem perto dos polos.

O n�mero destes buracos ent�o aumenta e eles crescem de tamanho, se estendendo para al�m dos polos, enquando o ciclo solar volta para o m�nimo de atividade novamente. Os buracos s�o importantes para a compreens�o do clima no espa�o, pois eles s�o a fonte de ventos de alta velocidade com part�culas solares, que s�o expelidos do Sol tr�s vezes mais r�pido do que os ventos solares vindos de outros lugares.

Ainda n�o se sabe a causa dos buracos coronais, mas eles est�o correlacionados a �reas do Sol onde os campos magn�ticos aumentam e sobem, n�o conseguindo cair de volta para a superf�cie do Sol, como fazem em outros lugares.

Fonte: www.correiodoestado.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir