Categoria Politica  Noticia Atualizada em 31-07-2013

Eleitores começam a votar nas eleições presidenciais do Zimbábue
Há suspeitas de fraudes em benefício do presidente Robert Mugabe. Votação termina às 19h locais (14h no horário de Brasília).
Eleitores começam a votar nas eleições presidenciais do Zimbábue
Foto: AFP

Cerca de 6,5 milhões de eleitores do Zimbábue começaram a votar nesta quarta-feira (31) em eleições presidenciais com suspeitas de fraude em benefício do presidente Robert Mugabe, de 89 anos, no poder há 33 anos.

Os colégios eleitorais abriram às 07h locais (02h de Brasília) e fecharão às 19h locais (14h de Brasília).

Quatro horas antes da abertura, já havia filas para votar nestas eleições presidenciais, mas também legislativas e municipais.

Robert Mugabe, que no passado foi escolhido em eleições marcadas por fraude e violência, prometeu na terça-feira ao vivo na televisão que acataria o resultado das urnas.

Mas o MDC, o partido de seu rival histórico e primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, denunciou fraudes. Em 2009, Tsvangirai aceitou o cargo de primeiro-ministro sob a presidência de seu eterno rival sob a pressão da comunidade internacional para evitar uma guerra civil no país.

Mugabe, que junto ao seu clã controla as forças de segurança, o exército, a polícia e os meios de comunicação, é acusado por várias ONGs de criar um clima de intimidação contra seus rivais.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir