Categoria Policia  Noticia Atualizada em 31-07-2013

Baiana barrada na Espanha diz que grupo foi "tratado como cachorro"
Brasileiros chegaram a Salvador ap�s ficarem 3 dias no aeroporto espanhol. Grupo denuncia condi��es prec�rias de alojamento. Embaixada nega.
Baiana barrada na Espanha diz que grupo foi
Foto: g1.globo.com

Quatro brasileiros, entre eles duas baianas, afirmam que foram deportados da Espanha depois de ficarem tr�s dias detidos em um alojamento com condi��es prec�rias. Segundo eles, o voo saiu no s�bado (27) e chegou no domingo (28) no Aeroporto de Barajas, em Madri.

O grupo chegou na capital baiana na noite de ter�a-feira (30). Eles contam que n�o houve motivo para a deporta��o. A estudante de Feira de Santana, Larissa Lima, acredita que a medida pode ter acontecido por discrimina��o. "Est�vamos todos com o passaporte v�lido, documentos v�lidos, dinheiro, que eles alegavam tanto, carta de convite, tudo, e mesmo assim eles n�o deixaram a gente entrar. Trataram a gente como se f�ssemos bandidos. Foi por discrimina��o de brasileiros porque n�o tem motivo, eles n�o tinham motivo de fazer isso com a gente. O governo brasileiro deveria fazer a mesma coisa pra ver se acordam para vida. A gente que tem que rever nossos conceitos enquanto estrangeiros. Estrageiro aqui � tratado como rei e a gente � tratado como cachorro l�? N�o tem cabimento isso", afirma.

Outro passageiro tamb�m se indignou com o tratamento que recebeu l�. "A gente pegou o voo aqui em Salvador �s 21h50 e chegamos em Madri �s 10h55. Desembarcamos, e na hora da imigra��o a gente foi selecionado acho que na fila. E retiraram a gente da fila, me retiraram da fila. Me levaram para uma outra sala e fizeram v�rias perguntas. Me levaram um raio X e depois disso me levaram na esteira para retirar minha bagagem. Depois me conduziram a outra sala, na verdade um alojamento que eles t�m l�. E pediu para aguardar at� hoje, dia 30, para retornar para o Brasil. Levei uma multa na Su��a porque meu visto estava atrasado da outra viagem e eles disseram que estava com restri��o. A gente tinha dinheiro, n�o podia comprar nada, a gente n�o podia falar com ningu�m. A gente ficou restrito ali naquele alojamento. E hoje na volta nos conduziram a uma viatura policial, atr�s do cambur�o da viatura policial. Nos conduziram at� o avi�o e a gente pegou o passaporte aqui [Salvador] j�, no controle da Pol�cia Federal", relata Gilliard Silva, produtor musical.

A cuidadora de idosos Genildete Ramos, que tamb�m est� entre os quatro brasileiros deportados, afirma que estava indo para It�lia e que toda a documenta��o dela est� regular. "O alojamento � umas cadeiras, tem uns beliches. Na �ltima vez que tomei banho foi no s�bado, em casa. A comida, o caf� chegava �s 10h. Aquele p�o duro, aquele caf� frio, que eu nem comia. O almo�o chegava 3h", reclama.

Genildete conta ainda que � hipertensa e que todos os medicamentos que toma foram confiscados na Espanha. Os rem�dios s� teriam sido devolvidos ap�s ela ter se sentido mal.

"Eu tenho amigo, tenho onde ficar. O casal me esperava no aeroporto. N�o vi motivo para eles fazerem isso, se eu n�o ia ficar ali. Tudo bem, n�o quisesse deixar passar, mas n�o largar a gente a� como se fosse uma puni��o. Teve uma hora que eu desmoronei de nervosa dentro do cambur�o. Eu falei: �poxa, n�o precisava isso�", lamenta.

A Embaixada da Espanha no Brasil informou que os quatro brasileiros estavam com impedimentos para ingresso no pa�s. O �rg�o disse que um deles est� proibido de entrar na Espanha at� 2015 e que um outro disse que ia trabalhar, mas estava com o visto de Portugal vencido.

Segundo a embaixada, as outras pessoas que foram deportadas estariam indo trabalhar na It�lia, mas n�o tinham visto de trabalho. O �rg�o negou abusos e atos de persegui��o aos brasileiros. O Itamaraty informou que at� junho de 2013, 150 brasileiros foram deportados da Espanha por n�o cumprirem os requisitos de entrada no territ�rio espanhol.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir