Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-08-2013

Assad diz ter certeza de vitória contra rebeldes sírios
Bashar al-Assad, disse nesta quinta que está confiante na vitória sobre os rebeldes que lutam contra seu governo, em uma guerra civil devastadora que já dura 28 meses, matou mais de 100 mil pessoas e forçou cerca de dois milhões a fugir do país.
Assad diz ter certeza de vitória contra rebeldes sírios
Foto: www.abola.pt

Os insurgentes tomaram grandes áreas do território, mas as forças de Assad fizeram uma contra-ofensiva nas últimas semanas, empurrando-os para fora de toda a capital Damasco e retomando várias cidades perto da fronteira com o Líbano.

"Se não tivéssemos certeza que iríamos ganhar na Síria, não teríamos capacidade de resistir e capacidade de continuar a lutar por mais de dois anos contra o inimigo", disse Assad, segundo a agência de notícias estatal Sana.

Assad descreveu a revolta contra as quatro décadas de governo de sua família como uma conspiração estrangeira apoiada por "terroristas" islâmicos. Quando os protestos pró-democracia começaram no país, em março de 2011, uma ofensiva militar do governo levou a uma insurreição armada.

Dirigindo-se a oficiais no 68º aniversário da criação do Exército sírio, Assad disse que os soldados haviam mostrado "coragem diante do terrorismo ... e da guerra bárbara mais feroz na história moderna".

Investigadores da ONU dizem que as forças de Assad têm cometido crimes de guerra, incluindo matança ilegal, tortura, violência sexual, ataques indiscriminado e saques. Eles dizem que os rebeldes também cometeram crimes de guerra, incluindo execuções, mas em uma escala menor.

(Reportagem de Oliver Holmes)

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir