Categoria Economia  Noticia Atualizada em 01-08-2013

BCE mantém taxas de juros em 0,5% diante de melhora econômica
O Banco Central Europeu (BCE) manteve nesta quinta-feira as taxas de juros na zona do euro no mínimo histórico de 0,5% em função dos sinais de melhora econômica.
BCE mantém taxas de juros em 0,5% diante de melhora econômica
Foto: diariodigital.sapo.pt

O BCE informou que o conselho de governo também decidiu deixar inalterada em 1% a taxa de juros da taxa de facilidade marginal de crédito, pela qual se empresta dinheiro a um dia, e a facilidade de depósito em 0%. Os números econômicos divulgados desde a reunião passada, no começo de julho, apontam que a zona do euro começa a sair da recessão mais severa de sua história.

O índice gerente de compras do setor manufatureiro da zona do euro aumentou em julho de 48,7 pontos para 50,4 pontos. Esta é a primeira vez que este indicador supera desde janeiro de 2012 o nível de 50 pontos, o que indica um crescimento da atividade industrial e aponta para uma saída em breve da recessão.

Os dados da Alemanha e da França, as maiores economias da zona do euro, foram especialmente bons. Além disso, a confiança empresarial também melhorou em julho pelo terceiro mês consecutivo.

A economia da zona do euro crescerá 0,2% no segundo trimestre e terceiro trimestre, preveem os analistas do Royal Bank of Scotland. O presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou em entrevista coletiva concedida hoje que as taxas de juros permanecerão no nível atual ou mais baixas durante um período prolongado.

O Banco da Inglaterra (BoE) também decidiu manter as taxas de juros em 0,5%, assim como o valor de seu programa de estímulo monetário, mediante a compra de dívida, de 375 bilhões de libras. Já o Federal Reserve, dos Estados Unidos, manteve ontem o volume de seu programa de compra de dívida em US$ 85 bilhões mensais e também deixou inalterados os juros entre 0% e 0,25%.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir